Gastronomia: 48 horas de programação digital no Fartura – Belo Horizonte

Nesta sexta, sábado e domingo, mais de 160 atrações vão fazer parte da programação do Fartura – Belo Horizonte. A versão digital do festival será gratuita e vai reunir chefs, produtores e outros profissionais ligados ao segmento.

Nesta sexta, sábado e domingo, mais de 160 atrações vão fazer parte da programação do Fartura – Belo Horizonte. A versão digital do festival será gratuita e vai reunir chefs, produtores e outros profissionais ligados ao segmento.

Por Isabel de Andrade*

Belo Horizonte, que recebeu da Unesco o título de cidade criativa da gastronomia, foi a capital escolhida para a estreia da versão digital do Projeto Fartura – Comidas do Brasil. O novo formato, que faz uma homenagem aos 300 anos de Minas Gerais, que serão celebrados em dezembro, é inédito e vai contar com uma extensa programação da qual fazem parte mais de 160 atrações. Serão 48 horas de atividades gratuitas entre os dias 19 e 21 de junho que poderão ser acessadas pelo site do festival.

Um dos destaques da programação gastronômica é o “Chef em casa”. Mais de 35 restaurantes mineiros vão participar dessa ação. O público poderá conferir vídeos dos chefs preparando pratos, lanches e sobremesas, que estarão disponíveis para delivery. Após o evento, será possível baixar um e-book com todas as receitas. Vão participar do Chef em casa Caetano Sobrinho, do Caê; Caio Soter, do Alma Chef; Flávio Trombino, do Xapuri; Jana Barrozo, do Cabernet Butiquim, entre outros.

O chef Caio Soter, do restaurante Alma Chef, é uma das atrações da programação do Chef em casa (Foto: Debora Gabrich)

Outro destaque será a “Mercearia Fartura – Sebrae”. Os pequenos produtores, assim como na versão presencial dos Festivais Fartura, terão espaço garantido na versão digital. Serão mais de 30 produtores mineiros reunidos em e-commerce para que o público possa receber os produtos em casa. Entre as opções, por exemplo, estarão molhos Chef N’boss, de Nova Lima; Capril Santa Cecília, de Itaguara; café Cócolo, de Araguari; Trem Ruá, do Serro.

Chefs renomados vão participar do “Receita do chef”. Helena Rizzo, Neide Rigo, André Mifano, Neli Pereira, Lucas Corazza e Natalie Passos vão dar aulas ao vivo na plataforma de streaming. Um time de especialistas gravou 40 vídeos de um minuto cada com dicas preciosas de gastronomia. Entre eles, a chef Mariana Gontijo, dos restaurantes Roça Grande e O Tacho, de Belo Horizonte.

Dica do chef: a chef Helena Rizzo vai dar dicas de gastronomia ( Foto: Roberto Seba)

O Senac preparou cursos gratuitos de capacitação nas áreas de segurança alimentar e boas práticas. Serão disponibilizados livros e filmes produzidos para a plataforma Fartura. Também haverá lives voltadas para os temas empreendedorismo e negócios.

A programação cultural será variada com lives de 15 artistas mineiros como Flávio Venturini, Maurício Tizumba e Flávio Renegado. Também haverá atrações voltadas para fotografia e vídeo, arte urbana e artes manuais.

Um conteúdo especial para o público infantil foi pensado com música, contação de histórias, dicas de chefs para preparar pratos em família, além de um e-book com receitas infantis para colorir, ilustrado pela artista e ilustradora nacionalmente reconhecida Ana Strumpf, que já criou produtos para marcas como Walt Disney. Já a mineira Lu Simão traz seu talento nas aquarelas para o e-book “Minas para colorir”.

A organização do Fartura – Belo Horizonte esclarece que o festival está sendo produzido com todo o cuidado e atenção, obedecendo os protocolos da Organização Mundial de Saúde. A proposta é fomentar o segmento em Minas Gerais. “O principal objetivo do Fartura nesta edição é dar continuidade ao projeto gastronômico mineiro, ajudando na recuperação econômica do estado e da cidade e, ao mesmo tempo, estimular a autoestima dos mineiros”, conclui o diretor do projeto, Rodrigo Ferraz.

Serviço:
Fartura – Belo Horizonte
Data: 19, 20 e 21 de junho
Site: farturabrasil.com.br
Instagram: @farturabrasil
Facebook: FarturaBrasil

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
0 0
Views:
234
Article Categories:
Acontece