Dicas de Chef: cada preparo, uma panela - Territórios Gastronômicos

Dicas de Chef: cada preparo, uma panela

Chef da Tramontina, Elzio Callefi indica os melhores utensílios para diferentes receitas

Chef da Tramontina, Elzio Callefi indica os melhores utensílios para diferentes receitas

Existe uma diversidade grande de panelas no mercado. Antiaderente, aço inox, vidro e cerâmica são algumas das opções disponíveis para todo o tipo de cozinheiro. Mas, você sabe qual é a ideal para preparos mais longos? E para os cozimentos rápidos, como o preparo de um arroz? O chef da Tramontina, Elzio Callefi indica quais os revestimentos ideais para cada tipo de preparo.

Segundo o chef, as panelas inox são ideais para alimentos que exigem cozimentos de média e longa duração, como carnes e molhos. Isso porque a panela acaba produzindo uma crosta no fundo após selar proteínas. Essa crosta, com o acréscimo de líquidos, gera molhos saborosos e encorpados. “Esses precisam de preparo mais lento e o inox é ótimo, pois não libera nenhum tipo de resíduo na comida e, como não é um material poroso, não deixa cheiro na panela”, explica. Ainda assim, as panelas inox podem ser grandes aliadas em cozimentos rápidos, como no preparo de um arroz.

Panela Inox Allegra (Divulgação/Tramontina)

Para cozimentos mais rápidos, o ideal são panelas antiaderente. O material é um facilitador na cozinha, evita perda e que o alimento grude, por isso é indicado para receitas delicadas e trabalhadas a baixa temperatura. O chef sugere para preparos como o arroz e alimentos mais delicados como um peixe, ou panqueca, crepe, omelete e receitas com ovos em geral. Segundo ele, o antiaderente da Tramontina não libera resíduo algum.

Frigideira antiaderente Formia (Divulgação/Tramontina)

A cerâmica se adapta ao cozimento de longa duração com o benefício de facilidade na limpeza. É mais duro e resistente do que o antiaderente e permite esfregar para soltar um pouco de resíduo que ficou na panela, sem danificar. Para Callefi, seu uso é ideal principalmente para cozinhar rapidamente, como o preparo de legumes salteados. Esse revestimento agrega mais calor na panela para realizar o processo de saltear. “É possível também fritar ou selar uma carne, mas vale aproveitar o cerâmico para cozimentos rápidos – assim evitamos que os alimentos liberem todo seu suco”, ressalta.

Frigideira profissional com revestimento cerâmico (Divulgação/Tramontina)

Frigideira profissional com revestimento cerâmico (Divulgação/Tramontina)

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
3 3
Views:
5779
Article Categories:
Ingredientes e Utensílios
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments