Pudim de café: uma mistura irresistível

Aprenda com a chef Mari Guimarães a preparar o pudim de café. E fique atento à dica da confeiteira para afastar do seu doce as indesejáveis bolhinhas.

Aprenda com a chef Mari Guimarães a preparar o pudim de café. E fique atento à dica da confeiteira para afastar do seu doce as indesejáveis bolhinhas.

Por Isabel de Andrade*

O pudim é uma paixão nacional. E quando o doce se une a outra paixão, o café, a sobremesa fica irresistível. A receita da chef Mari Guimarães, da Doce Mari Confeitaria, surpreende pela simplicidade e rapidez com que pode ser preparada. E, de quebra, a chef ainda vai ensinar o que deve ser feito para evitar as bolhinhas que costumam aparecer no pudim. Confira, aprenda e prepare o doce.

Chef Mari Guimarães ensina a preparar o pudim de café ( Foto: divulgação)

Pudim de café

Foto: divulgação

Ingredientes do pudim:
4 ovos
1 lata de leite condensado
1/2 lata (use a medida da lata de leite condensado) de café forte sem adoçar
1 lata (use a medida da lata de leite condensado) de leite integral

Ingredientes da calda de caramelo:
180 g (1 xícara de chá) de açúcar refinado
120 ml (1/2 xícara de chá) de água
5 g (1/2 colher de sopa) de café solúvel

Modo de preparo da calda de caramelo:
Em uma forma de alumínio própria para pudim, coloque o açúcar, o café solúvel, a água e leve a mistura ao fogo baixo até ferver e formar um caramelo dourado. Caso não tenha muita prática para fazer diretamente na forma, faça em uma panela e depois transfira para a forma de pudim.

Modo de preparo do pudim:
Bata todos os ingredientes do pudim no liquidificador. Despeje na forma reservada, cubra com papel alumínio, asse em banho-maria em temperatura baixa do forno por aproximadamente uma hora e meia (a temperatura baixa vai impedir que o ovo coagule e forme bolhinhas). Depois de frio, leve para gelar. Desenforme e sirva.

Serviço:
Instagram: @doce_mari_confeitaria
Contato: (31) 99903-1674

Leia também:

Faça churros em casa

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.