O “sonho” de Palmirinha, a vovó mais amada do Brasil

Em comemoração ao Dia dos Avós, celebrado em 26 de julho, o Territórios Gastronômicos faz uma homenagem à vovó mais querida do Brasil, Palmirinha. Conheça a receita do sonho que abriu caminho para que ela construísse uma carreira de sucesso e tão respeitada.

Em comemoração ao Dia dos Avós, celebrado em 26 de julho, o Territórios Gastronômicos faz uma homenagem à vovó mais querida do Brasil, Palmirinha. Conheça a receita do sonho que abriu caminho para que ela construísse uma carreira de sucesso e tão respeitada.

Por Isabel de Andrade*

Tudo começou com o sonho. Não o sonho que a gente sonha dormindo, mas aquele que dá água na boca. Enfrentando muitas dificuldades financeiras, aos 33 anos, Palmirinha viu na culinária uma alternativa para complementar a renda. “Minhas filhas usavam o mesmo uniforme na escola em horários diferentes. Quando uma delas teve o horário mudado, coincidindo com o da outra, tive que, rapidamente, comprar um novo uniforme e pensei: vou fazer alguns sonhos pra vender na rua”, lembra.

O sucesso foi tanto que ela recebeu convite para participar de um programa de televisão e contar a sua história. Como forma de agradecimento, levou uma cesta de salgadinhos para a apresentadora Silvia Poppovic. Ela gostou tanto que divulgou o telefone de Palmirinha e, a partir dali, choveram encomendas.

Palmirinha foi convidada, então, para atuar no programa da apresentadora Ana Maria Braga que, na época, trabalhava na Rede Record. Mais tarde, em 1999, ela ganhou o seu próprio programa na TV Gazeta. De lá pra cá, Palmirinha conquistou uma legião de fãs e recebeu o título de “vovó mais amada do Brasil”.

Dia dos avós: homenagem à Palmirinha, a vovó mais amada do Brasil ( Foto: reprodução Instagram)

Para relembrar essa história que começou com o sonho, Palmirinha compartilhou com os seguidores em suas redes sociais a receita do quitute que foi tão importante para que sua carreira deslanchasse.

Sonho da Palmirinha

O sonho foi o quitute que abriu caminho para a carreira de sucesso construída por Palmirinha ( Foto: reprodução Instagram)

Ingredientes para a massa:
3 tabletes de fermento biológico
½ colher (chá) de sal
1 xícara de leite morno
3 colheres (sopa) de açúcar
3 ovos
2 colheres (sopa) de manteiga
6 xícaras (chá) de farinha de trigo

Ingredientes para o recheio:
1 lata de leite condensado
1 lata de leite (use a lata de leite condensado vazia para medir)
2 colheres (sopa) de amido de milho
3 gemas
1 colher (chá) de essência de baunilha
Açúcar e canela em pó para polvilhar

Modo de Preparo:
Coloque, em uma tigela, o fermento e o sal e misture até virar um líquido. Acrescente o leite morno, o açúcar e os ovos. Em seguida, mexa para que os ingredientes se misturem.
Adicione a manteiga e vá acrescentando a farinha, aos poucos. Depois, mexa até obter uma massa que não grude nos dedos (coloque mais farinha, se necessário).
A seguir, sove a massa em uma superfície enfarinhada até ficar compacta, porém macia. Deixe descansar por cerca de 20 minutos.
Feito isso, abra a amassa com um rolo. Modele os sonhos com um cortador redondo e acomode-os em assadeiras enfarinhadas, mantendo distância entre eles. Deixe descansar por cerca de 20 minutos, para que dobrem de volume.
Depois, frite os sonhos e coloque-os para escorrer em papel-toalha. Deixe esfriar para, depois, rechear.

Modo de preparo do recheio:
Em uma panela, misture o leite condensado, o leite (reserve um pouco) e o amido de milho dissolvido no leite reservado e as gemas.
Cozinhe em fogo baixo por cerca de 5 minutos até engrossar.
Desligue e adicione a essência de baunilha. Deixe esfriar.
Abra os sonhos ao meio com uma tesoura e recheie-os. Para finalizar, polvilhe uma mistura de açúcar e canela.
Tempo de Preparo: 1 hora
Rendimento: 20 unidades

Serviço:
Instagram: @vovopalmirinha
Site: www.vovopalmirinha.com.br

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
4 0
Views:
4000
Article Categories:
Chefs e Mestres
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments