Bolo de Café: simplicidade e sabor das cozinhas das avós - Territórios Gastronômicos

Bolo de Café: simplicidade e sabor das cozinhas das avós

Uma receita super fácil e muito saborosa para combinar com o cafezinho de todo dia e lembrar das fornadas na roça à beira do fogão à lenha.. Experimente!

Uma receita super fácil e muito saborosa para combinar com o cafezinho de todo dia e lembrar das fornadas na roça à beira do fogão à lenha.. Experimente!

Bolo de café

Da Série Quintais e Quitandas de Minas Gerais*

Ingredientes:

– 4 gemas de ovo

– 4 claras batidas em neve

– 2 xícaras de açúcar

– 8 colheres (de sopa) de manteiga

– 3 xícaras de farinha de trigo

– 1 colher (de sopa) de fermento em pó

– 1 xícara de café frio, forte e sem açúcar

Para a cobertura

– 1 xícara de açúcar mascavo

– 3 colheres (de sopa) de café frio e forte

Modo de Preparo:

Misturar as gemas, o açúcar e a manteiga na batedeira – pode ser na velocidade lenta ou mais rápida – até obter um creme. Ainda com a batedeira em movimento, acrescentar a farinha de trigo e o café. Desligar a batedeira e misturar, com uma colher, o fermento em pó e as claras em neve. Colocar a massa numa fôrma untada com manteiga e polvilhada com farinha de trigo e assar a 180 graus, por cerca de 40 minutos.

À parte, misturar os ingredientes da cobertura, que não precisam ir ao fogo, e despejar sobre o bolo ainda quente. Deixar esfriar e servir.

*Receita fornecida por Áurea Maria dos Santos Mundim, de Monte Carmelo para o Projeto Sabores de Minas



O milagre do grão

Falar de Monte Carmelo, a 486 quilômetros de Belo Horizonte, é lembrar de café. É esse fruto, de origem africana, um dos principais cultivos de Minas. E o município, no Alto Paranaíba, é destaque na produção de grãos. Diante da abundância de plantações, além do tradicional cafezinho, é possível fazer outras delícias com ele? Sim, responde a técnica em processamento de alimentos Áurea Maria dos Santos Mundim, de 40 anos.

Sábia e dona de um vasto conhecimento na preparação de receitas elaboradas, ela aproveitou a riqueza de sua região para criar pratos (doces ou salgados) com café. Hoje, Áurea é referência em todo o Estado na área e dá cursos em várias cidades, inclusive fora de Minas. No município, já foram organizados cinco festivais só com iguarias à base de café. “A idéia de que ele tira o sono caiu por terra. Há pelo menos dez anos faço essas receitas.

É uma combinação que agrada, e muito. Para quem gosta de café, então, diz ela, para derrubar alguns mitos. A receita do bolo é fácil, mas Áurea não se deu por satisfeita e continua usando o grão para descobrir novos sabores. Sorte nossa.

Mapa dos Territórios Gastronômicos de Minas Gerais: O município de Monte Carmelo está localizado no Território Cerrado/Alto Paranaíba

EA/TG – CERRADO / ALTO PARANAÍBA

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
3 0
Views:
2720
Article Categories:
Receitas
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments