Coq au Vin: aprenda em live esta receita clássica francesa

A gastrônoma Pati Chausson vai preparar um prato típico da culinária francesa durante uma live hoje, 31 de julho. A transmissão gratuita faz parte das comemorações da Festa Nacional Francesa, celebrada no mês de julho.

A gastrônoma Pati Chausson vai preparar um prato típico da culinária francesa durante uma live hoje, 31 de julho. A transmissão gratuita faz parte das comemorações da Festa Nacional Francesa, celebrada no mês de julho.

Por Isabel de Andrade*

Se você é um apaixonado pela culinária francesa, uma das mais tradicionais e renomadas do mundo, um bom programa é acompanhar a live que a gastrônoma Pati Chausson, do projeto Vraubelle, vai fazer pelo Instagram hoje dia 31 de julho, às 19h. Ela vai preparar um Coq au Vin, que é um prato típico francês feito com frango e vinho.

Coq au Vin: a receita é típica da gastronomia francesa ( Foto: divulgação)

Formada em Comunicação Social, Pati Chausson desenvolveu um amor único pela gastronomia, incentivado por suas raízes francesas. A partir desse gosto pela cozinha, a profissional decidiu dar início ao seu projeto Vraubelle, em que realiza postagens de fotos e vídeos diários de diferentes receitas fáceis e práticas de se fazer em casa. Ela ainda compartilha dicas de literatura, cultura, curiosidades e sugestões relacionadas à culinária francesa.

A gastrônoma Pati Chausson vai preparar a receita de Coq au Vin, um prato típico da culinária francesa ( Foto: divulgação)

A intenção da gastrônoma é inspirar as pessoas a preparar pratos gostosos e sofisticados, mas que sejam fáceis, rápidos e acessíveis. Ela também incentiva o reaproveitamento de ingredientes por meio da reinvenção de receitas. Para Pati, a gastronomia afetiva traz uma nova inspiração, permitindo que se estabeleça um vínculo emocional com o que se produz dentro da cozinha. Com esse trabalho, Pati consegue se conectar com as pessoas que têm esse mesmo amor pela gastronomia e que, muitas vezes, acham que não tem tempo de se dedicar à culinária. “É incrível ver que posso influenciar positivamente as pessoas e que, na verdade, elas só precisavam de uma inspiração”, diz.

A live marca o lançamento do Atelier de Gastronomia, o novo curso da Aliança Francesa. O projeto é voltado para todo o público, com aulas em português, mas com ensinamentos de história, cultura gastronômica francesa e inserção de palavras e expressões voltadas ao mundo da gastronomia. Assim, mesmo que a pessoa não tenha domínio da língua francesa, mas que tenha interesse pela gastronomia do país, poderá usufruir do conteúdo. O curso vai começar em agosto pela plataforma Zoom e estão previstos oito encontros virtuais.

A transmissão da live gratuita também encerra a programação do Festival Liberté, promovido pela Aliança Francesa de Belo Horizonte, Consulado Honorário da França e Embaixada da França. O evento faz parte da programação preparada para celebrar a Festa Nacional Francesa, comemorada na França no dia 14 de julho, data da Queda da Bastilha.

Serviço:
Live sobre a Gastronomia Francesa
Convidada: Pati Chausson, do projeto Vraubelle
Data: 31 de julho
Horário: 19h
Instagram: @aliancafrancesabh

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
1 0
Views:
1936
Article Categories:
Acontece

All Comments

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Júlio Costa

Pessoal, a receita original é feita com galo, não com frango. Galo que se encontra bem barato hoje nos supermercados, já que é uma homenagem à Festa Nacional da França, não custa fazer o original, especialmente pq o ingrediente tem uma relação simbólica com o fato histórico que o originou.