Aprenda a fazer bolinhos de 2 carnes: deliciosa receita dinamarquesa - Territórios Gastronômicos

Aprenda a fazer bolinhos de 2 carnes: deliciosa receita dinamarquesa

Uma receita simples e fácil de fazer com carnes de boi e de porco, Bolinhos fritinhos e bem crocantes, uma herança da imigração dinamarquesa na serra da Mantiqueira em Minas Gerais.

Uma receita simples e fácil de fazer com carnes de boi e de porco, Bolinhos fritinhos e bem crocantes, uma herança da imigração dinamarquesa na serra da Mantiqueira em Minas Gerais.

Frikadeller

Da Série Identidades Gastronômicas Históricas de Minas Gerais*

Ingredientes:

– 250 g de carne bovina (de sua preferência) e 250 g de carne suína (lombo ou pernil), moídas juntas, duas vezes

– 1 cebola média, ralada

– 1 ovo

– 1 xícara (chá) de leite

– Sal e pimenta-do-reino a gosto

– 3 colheres (sopa) de manteiga

– 3 colheres (sopa) de farinha de trigo

– 1 colher (sopa) de óleo

Modo de Preparo:

Misturar as carnes, os temperos e o ovo. Pôr a farinha, mexer bem e, em seguida, pôr o leite e misturar. Aquecer uma frigideira com a manteiga e o óleo. Fritar colheradas da massa, deixando dourar bem dos dois lados.

*Receita fornecida por Elisabeth Sorensen, de Cruzília para o Projeto Sabores de Minas

Fotos: Marcos Michelim

Tentação que vem de longe

De Carrancas, os viajantes seguem para Cruzília, a 320 quilômetros de BH, onde ainda é possível ver o prédio que durante anos abrigou uma das principais fábricas de queijos da região. Ao lado da construção, fica a casa de Elizabeth Sorensen, filha de um dos queijeiros dinamarqueses que vieram para o país para desenvolver sua arte e que foi o responsável pela criação do famoso queijo-prato. A mineira conta que o cotidiano das famílias dinamarquesas no Brasil era muito animado e que comida boa e farta não faltava nas festas.

O cardápio dinamarquês ficava por conta da mãe que, aos poucos, passou seu conhecimento a outras mulheres. “Os outros dinamarqueses se casaram com brasileiras e, como minha mãe era a única dinamarquesa, foi ela quem trouxe as receitas”, conta. Elizabeth também ajudava a mãe, o que lhe rendeu muito conhecimento dessa rica gastronomia. Tanto que hoje comida dinamarquesa não pode faltar na casa, como a deliciosa frekedella, um bolinho de carnes bovina e suína.

Como acompanhamento, ela sugere uma conserva de beterraba muito apreciada no país europeu. “É só cozinhar a beterraba, pôr vinagre, sal e açúcar. Fica uma delícia.” É impossível não se render à maravilha.

Mapa dos Territórios Gastronômicos de Minas Gerais: O município de Cruzília está localizado no Território Mantiqueira/ Sul Suiça

EA/TG – MANTIQUEIRA / SUL SUIÇA

Veja outra receita dinamarquesa do Território Mantiqueira/Sul Suiça

Filé ao molho de queijo azul da Mantiqueira:

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments