Caçarola Mineira: mais uma versão deliciosa do "bolo pudim" - Territórios Gastronômicos

Caçarola Mineira: mais uma versão deliciosa do “bolo pudim”

Experimente esta versão mineira da Caçarola Italiana ou “bolo pudim” com a original que publicamos no último dia 7 e compare os sabores.

Experimente esta versão mineira da Caçarola Italiana ou “bolo pudim” com a original que publicamos no último dia 7 e compare os sabores.

Caçarola mineira

Da Série Quintais e Quitandas de Minas Gerais*

Ingredientes:

– 12 ovos

– 400 g de farinha de trigo

– 800 g de açúcar refinado

– 300 g de queijo curado, ralado

– 1 litro de leite

Preparo:

– Bater os ingredientes no liquidificador e colocar numa forma untada. Levar ao forno em banho-maria na temperatura de 150 graus

*Receita fornecida por Eva Rodrigues, de Francisco Sá para o Projeto Sabores de Minas



Sotaque de fazenda

Depois da farta e variada mesa de Montes Claros, chegou a hora de provar as delícias de Francisco Sá, a 471 quilômetros de Belo Horizonte. Como os viajantes estão ávidos por um doce, ele chega na forma da caçarola mineira, um tipo de pudim de queijo ótimo, como sobremesa ou quitanda do café da manhã. Na Confeitaria e Padaria Francisco Sá, de Maria Leonor Oliveira Moreira, na Avenida Getúlio Vargas, 531, Centro, a caçarola está sempre fresquinha, pois é tão procurada quanto pão quente.

A funcionária Eva Rodrigues revela um dos segredos da gostosura, que tem parentesco com a famosa caçarola italiana, mas garante o gostinho de fazenda e o sotaque do Norte de Minas com queijo da roça bem curado e ovos caipiras. Para quem vê o tabuleiro, resta apenas uma alternativa, brinca Eva: “É pegar, comer e gostar”. Tem razão. Por isso, vamos conhecer os bastidores pelas mãos do confeiteiro e padeiro José Wilson Teixeira e da doceira Lúcia Helena Teixeira de Souza.

Concentrados no trabalho, eles fazem a massa, untam a fôrma e põem para assar, com um alerta: “A temperatura do forno não pode passar de 150 graus, senão a caçarola queima”. Já o cozimento em banho-maria garante uniformidade à massa. Depois das lições, tchau, gente, pois ainda há muito chão pela frente.

Mapa dos Territórios Gastronômicos: O município de Francisco Sá está localizado no Território Cerrado/ Pequi

EA/TG – CERRADO / PEQUI

Veja a receita da Caçarola Italiana e compare com sua versão mineira:

Pudim ou Bolo: Caçarola Italiana

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
11 1
Views:
10864
Article Categories:
Receitas

All Comments

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Antonio Paiva Aguiar

Tenho de assar por quanto tempo? Obrigado