Doce de Maçã: sabor e doçura em harmonia

Aprenda esta deliciosa receita de doce de maçã, fornecida pela Mestra Maria de Lourdes do município de de Buritis-MG

Aprenda esta deliciosa receita de doce de maçã, fornecida pela Mestra Maria de Lourdes do município de de Buritis-MG

Doce de maçã

Da Série Doces dos Quintais de Minas Gerais*

Ingredientes:

– 2 kg de maçã fuji

– 800 g de açúcar refinado

– 2 pacotinhos de gelatina em pó de morango

– 2 copos (americano) de água

– Cravo a gosto

– Suco de 2 limões

Modo de Preparo:

Descascar as maçãs, parti-las ao meio, retirar as sementes e ir colocando os pedaços em uma vasilha com água e limão, para não escurecerem. Escorrer, lavar e pôr em uma panela de pressão com água suficiente para cobrir. Juntar os demais ingredientes. Tapar a panela e deixar descansar de um dia para o outro. Cozinhar por 10 minutos após dar a pressão e somente abrir a panela depois de esfriar.

*Receita fornecida por Dona Maria de Lourdes Fonseca de Buritis, para o Projeto Sabores de Minas

(foto: Jair Amaral)
(foto: Jair Amaral)

Que o cerrado seja para sempre

Buritis é daquelas cidades em que todos se conhecem. Conversando com um e outro descobre-se figuras como Maria de Lourdes Fonseca, uma cozinheira de mão cheia, que passa horas do dia testando combinações no fogão. Sua casa mais parece um restaurante. Basta tomar como exemplo o número de cozinhas: três ao todo. Entres elas, 11 freezers e geladeiras em funcionamento e abarrotados de comidas. Quem chega até pensa que, na imensa casa, há muitos moradores, mas ali vive apenas Lourdes.

Para que tudo isso? “Adoro cozinhar para os outros, receber amigos. Poderia ganhar dinheiro com isso, mas faço tudo de graça, eu gosto é de servir”, conta. E a qualquer momento Lourdes está preparada para receber bem uma visita. Coleciona vidros e mais vidros de conservas, defumados dos mais variados, peixes prontos para ir ao forno, pamonhas, doces, vinhos e outras iguarias de fazer inveja à despensa de qualquer restaurante.

Além do prazer em satisfazer os convidados, a cozinheira não esconde a alegria em passar seu conhecimento na arte culinária. Por isso, fez questão de explicar direitinho o modo de preparo de sua elogiada pasta de cenoura e o atrativo doce de maçã. Com a palavra, nossa professora!

Mapa dos Territórios Gastronômicos de Minas Gerais: O município de Buritis está localizado no Território Cerrado/Buritis

EA/TG – CERRADO / BURITIS

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
2 0
Views:
2508
Article Categories:
Receitas
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments