Torta de Limão: recheio cremoso e suspiro crocante

Um show de sabor e texturas. Aprenda esta receita deliciosa e de fácil preparo.

Um show de sabor e texturas. Aprenda esta receita deliciosa e de fácil preparo.

Torta de limão

Da Série: Quintais e Quitandas de Minas Gerais*

Ingredientes:

– 2 xícaras (chá) de farinha de trigo

– 1 colher (sopa) de fermento em pó

– 1 colher (sopa) de açúcar refinado

– 3 colheres (sopa) de manteiga, mais o suficiente para untar

– 6 colheres (sopa) de leite

– 2 gemas passadas na peneira

– 2 latas de leite condensado

– 2 caixas de creme de leite (200 g cada)

– 3 gemas passadas na peneira

– 1 xícara (chá, não muito cheia) de suco de limão

Para o suspiro

– 5 claras

– 2 colheres (sopa) de açúcar refinado:

Material

– 1 forma redonda de fundo removível, de 25 cm de diâmetro:

Preparo:

Para a massa, misturar os ingredientes e sovar bem, até que fique homogênea. Em uma superfície coberta com um plástico, abrir a massa com um rolo, até ficar bem fina. Modelar a massa na forma untada e assar, por 10 minutos, em temperatura média e forno pré-aquecido. Para o creme, misturar os ingredientes. Para o suspiro, bater as claras em neve com o açúcar refinado, até que fiquem bem firmes. Montar a torta despejando o creme por cima da massa, sem retirar da forma, e, por cima, o suspiro.

Levar novamente ao forno médio pré-aquecido. Após pôr a torta, desligar e esperar cerca de 10 segundos. Acender novamente e deixar a torta assar por 10 minutos. Desligar novamente, esperar cerca de 3 minutos e, depois, assar por mais 10 minutos. Repetir o processo mais uma vez, para evitar que o creme fique aguado. Após assar, deixar a torta dentro do forno, com a porta entreaberta, até que ela esfrie.

*Receita fornecida por Rita Maria Nogueira Costa, de Governador Valadares para o Projeto Sabores de Minas

(foto: Marcos Michelin/EM)
(foto: Marcos Michelin/EM)

Boa ação à mesa

Junho é mês de bandeirinhas, sanfona, quentão, pipoca e pé-de-moleque. Em Governador Valadares, é tempo, também, de homenagear Santo Antônio, padroeiro da cidade. Sob sua bênção, a população se organiza em prol da solidariedade numa grande festa, que dura duas semanas. Um verdadeiro corredor gastronômico é montado na rua próxima à Catedral de Santo Antônio e toda a renda é repassada a instituições filantrópicas do município.

Em uma das barracas, uma mesa repleta de tortas faz o público salivar e cobiçar cada fatia. Quem prepara as iguarias são os voluntários do Grupo de Apoio e Prevenção Oncológica (Gapon), instituição que presta assistência gratuita a portadores de câncer de toda a região. Uma das voluntárias é Rita Maria Nogueira Costa, dona da receita da torta de limão. Há 12 anos, ela se dedica ao grupo, seja fazendo doces e bordados para arrecadar renda ou, simplesmente, oferecendo um ombro amigo nas horas mais difíceis.

Receita de cidadania que deve ser aprendida por todos.

Mapa dos Territórios Gastronômicos de Minas Gerais: O município de Governador Valadares está localizado no Território dos Rios/ Rio Doce

EA/TG – RIOS / RIO DOCE

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
2 1
Views:
624
Article Categories:
Receitas