Doce salada de frutas: uma jóia de Tebas, outro paraíso dos tachos de Minas - Territórios Gastronômicos

Doce salada de frutas: uma jóia de Tebas, outro paraíso dos tachos de Minas

Tebas é um pequeno e bucólico distrito histórico de Leopoldina, na zona da Mata de Minas Gerais. Em suas montanhas está uma das mais tradicionais produções doceiras do estado. Experimente preparar esta deliciosa receita de doce de frutas. Diversão garantida.

Tebas é um pequeno e bucólico distrito histórico de Leopoldina, na zona da Mata de Minas Gerais. Em suas montanhas está uma das mais tradicionais produções doceiras do estado. Experimente preparar esta deliciosa receita de doce de frutas. Diversão garantida.

Doce salada de frutas

Da Série Doces dos Quintais de Minas Gerais*

Ingredientes:

– 2 cocos ralados

– 5 kg de mamão verde

– 2,5 kg de açúcar cristal

– 3 abacaxis picados

– Raspa das cascas de 3 laranjas

Material

– 8 fôrmas retangulares

Preparo:

Descascar os mamões e passá-los em um ralo. Deixar de molho por oito horas. Escorrer e levar ao fogo baixo em um tacho de cobre. Quando começar a soltar água, pôr os demais ingredientes. Misturar até o doce começar a soltar do fundo da panela. Despejar em fôrmas retangulares (de rapadura) e retirar assim que esfriar. A receita rende aproximadamente oito doces de um quilo. Se quiser fazer o doce em pasta, retirar do tacho um pouco antes de dar o ponto.

*Receita fornecida por Sadyr Fonseca de Almeida, do distrito de Tebas em Leopoldina-MG para o Projeto Sabores de Minas

(foto: Jair Amaral/EM)
(foto: Jair Amaral/EM)

Tacho de doçuras

A cidade mais uma vez vai ficando para trás. É hora de conhecer outro das diversas localidades que guardam parte importante da cultura da região. O destino da vez é Tebas, no município de Leopoldina. Fundado no século 19, o distrito conserva sobrados e outros monumentos antigos, além de ser emoldurado por uma paisagem de serras e morros. Como já é de costume nos lugarejos, uma das tradições de Tebas é a confecção de doces caseiros, que tem no mineiro Sadyr Fonseca de Almeida um de seus expressivos representantes.

Foi com a avó que ele aprendeu as artimanhas dos tachos, que antes eram pequenos e hoje têm, cada um, capacidade para produzir 16 quilos de doce. O negócio iniciado há 15 anos tomou dimensões inesperadas. Hoje, os doces em barra e em pasta são levados para o Rio de Janeiro, Juiz de Fora e Belo Horizonte. Um dos campeões de pedidos é o de salada de frutas que, como o nome sugere, é uma mistura de vários sabores: abacaxi, coco, mamão e laranja.

Se deu água na boca só de ler, imagine a sensação ao experimentar a iguaria? Se cozinha é seu forte, não perca tempo. Vale a pena arriscar uma manobra nos tachos por tamanha gostosura.

Mapa dos Territórios Gastronômicos de Minas Gerais: O município de Leopoldina está localizado no Território Mantiqueira/ Mata Brejaúba

EA/TG – MANTIQUEIRA/MATA BREJAUBA

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
2 2
Views:
2326
Article Categories:
Receitas
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments