Bombocado de Mandioca: conheça outra versão dessa iguaria

Mais uma receita de bombocado, esta quitanda deliciosa, agora em sua versão de Pouso Alegre no sul de Minas. Confira e compare com outras receitas publicadas no Territórios Gastronômicos. ( Links ao final da matéria)

Mais uma receita de bombocado, esta quitanda deliciosa, agora em sua versão de Pouso Alegre no sul de Minas. Confira e compare com outras receitas publicadas no Territórios Gastronômicos. ( Links ao final da matéria)

Bombocado de mandioca, queijo e coco

Da Série: Quintais e Quitandas de Minas Gerais*

Ingredientes:

– 1 prato (cheio) de mandioca crua ralada (metade no ralo grosso, metade no fino)

– 100 g de coco ralado

– 150 g de queijo meia-cura ralado

– 2 xícaras de açúcar

– 4 ovos

– 1 copo de leite

– 1 colher (de sopa) de fermento em pó

– 4 colheres (de sopa) de manteiga

– Meio copo de óleo

– 1 pitada de sal

Modo de Preparo:

Descascar a mandioca, lavar e ralar. Lavar novamente, para retirar o excesso de goma. Espremer num pano para secar. Misturar todos os ingredientes, deixando um pouco de coco para salpicar os bombocados, no final. Não é necessário bater a massa, só mexer bem. Forrar formas de metal, do tipo usado para fazer empada, com forminhas de papel e colocar a massa. Leve ao forno por um período de 15 a 20 minutos.

Quando amarelar, estarão prontas.


* Receita fornecida por Benedita Ribeiro da Costa, da Comunidade dos Afonsos, em Pouso Alegre, para o Projeto Sabores de Minas

Foto Sabores de Minas/EM

Herança da fazenda

Lojas e feiras de artesanato são ótima vitrine para os produtos das cidades mineiras. Doces, licores, quitandas, bolos, tortas, biscoitos e salgados caseiros são feitos na zona rural, seguindo receitas que atravessam séculos, com pequenas variações. Em Pouso Alegre não é diferente. Na comunidade dos Afonsos, a seis quilômetros do Centro, Benedita Ribeiro da Costa, de 65 anos, prepara os bombocados de mandioca, deliciosos e leves confeitos que valorizam o café da manhã ou da tarde.

Ela aprendeu a receita com uma tia que era freira e craque na arte culinária. Parece que a vocação para a arte culinária está no sangue. E no tempero, claro. “Adoro fazer pratos com sabor de coisa boa”, afirma Benedita, enquanto preenche, com a massa, as forminhas coloridas. Todos os sábados, ela está presente na feira de artesananto, em frente à catedral. Na banca, tem também pé-de-moleque de leite condensado e doces de cidra, abóbora, de leite, de leite com coco, com amendoim e banana.

Foto Capa: Acervo Chef Mari Guimarães

VEJA TAMBÉM E COMPARE AS 3 RECEITAS ABAIXO

Receita de Bombocado de Milharina da Chef Mari

Bombocado de coco e queijo do Erivaldo de Diamantina

Bombocado de coco e mandioca da Rosa de Maria da Fé-MG

Mapa dos Territórios Gastronômicos de Minas Gerais: A comunidade de Afonsos do município de Pouso Alegre está localizada no Território Mantiqueira / Sul Sudoeste

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
2 1
Views:
1781
Article Categories:
Receitas
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments