Ambrosia queimadinha: verdadeiro manjar dos deuses

Manjar dos deuses gregos? Receita dos portugueses? Não se sabe ao certo, mas esta versão mineira da Ambrosia é imperdível! Experimente a queimadinha.

Manjar dos deuses gregos? Receita dos portugueses? Não se sabe ao certo, mas esta versão mineira da Ambrosia é imperdível! Experimente a queimadinha.

Doce de ovos queimados

Da Série Doces dos Quintais de Minas*

Ingredientes:

– 1 litro e meio de leite

– 800 g de açúcar cristal

– 12 ovos levemente batidos

– 1 pitada de sal

– Cravo a gosto

– Meio copo (tipo americano) de água

Preparo:

Em um tacho ou panela grande, levar ao fogo o açúcar e a água. Quando virar uma calda em ponto de fio (quando a calda, ao escorrer de um garfo ou colher, forma um fio), pôr os ovos e mexer, até a mistura começar a queimar e ficar escura. Despejar o leite, o cravo e o sal e mexer, por cerca de 40 minutos ou até ficar na consistência de um doce de leite mole. Retirar do fogo, despejar em uma vasilha e esperar esfriar para servir.

*Receita fornecida por Maria Camila Coelho, de Governador Valadares para o Projeto Sabores de Minas

(foto: Marcos Michelin/EM)
(foto: Marcos Michelin/EM)

Queridinho da família

É sabido que nossos mais preciosos conhecimentos na arte de fazer doces foram trazidos pelos portugueses e outros povos do Velho Continente. Mas não dá para deixar de ressaltar a sabedoria das cozinheiras da terra, que, com maestria, deram toques especiais às receitas, reinventando iguarias. A ambrosia, tradicional doce à base de ovos, é uma das delícias que desembarcaram no Brasil e ganharam diferentes formas de preparo em cada canto.

Em uma casa de Governador Valadares, a receita serviu de base para a criação do doce de ovos queimados, o preferido da família de Maria Camila Coelho. “Gosto do doce desde criança. Ele era servido sempre em aniversários e festas de fim de ano”, recorda. Parte de uma família de 22 irmãos, dona Camila sempre gostou de casa cheia. Por esse motivo, fica feliz da vida quando os sete filhos e os 11 netos se reúnem em seu quintal, que virou ponto oficial dos encontros de família.

Nessas ocasiões, não pode faltar o doce de ovos queimados, que é cobrado em coro pela torcida de admiradores. Como mãe e avó coruja que é, dona Camila não nega o pedido. De colherada em colherada, a família agradece.

Mapa dos Territórios Gastronômicos de Minas Gerais: O município de Governador Valadares está localizado no Território Rios/Rio Doce

EA/TG – RIOS / RIO DOCE

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
0 1
Views:
2526
Article Categories:
Receitas
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments