Pão de Canela: identidade gastronômica de Ibitipoca

A Chef Ana Paula Esteves, nossa colaboradora da linda região do Ibitipoca nos apresenta um dos mais importantes ícones culturais e históricos da gastronomia da Mantiqueira. Experimente a receita, deliciosa e muito fácil.

A Chef Ana Paula Esteves, nossa colaboradora da linda região do Ibitipoca nos apresenta um dos mais importantes ícones culturais e históricos da gastronomia da Mantiqueira. Experimente a receita, deliciosa e muito fácil.

Tradição e Modernidade: pão de canela do Quitutes da Beth !

Por: Chef Ana Paula Esteves*

VEJA A RECEITA AO FINAL DO TEXTO

Quando falamos em gastronomia em nossa região temos muitas referências como o porco, o queijo artesanal, as infinitas pancs , mas o produto “endêmico” que enriquece nossas quitandas, e estrapola em muito as barreiras mineiras, é o pão de canela de Ibitipoca!

As quitandas mineiras compõem o universo que o viajante busca em sua jornada de experiências e o “Pão de Canela”, inicialmente chamado de “pão folhado”, hoje é identidade autêntica de Ibitipoca !

“Se aqui veio e não provou o Pão de Canela, não conheceu Ibitipoca…!”

Receita tradicionalmente transmitida de geração a geração pela linhagem familiar feminina, há muito vemos despontar em algumas casas na pequena Vila de Conceição de Ibitipoca placas com – “Vende-se Pão de Canela”, que evidenciam o estilo próprio de cada família no fazer , mas sem perder a originalidade que o consagra.

Trazemos a receita do Pão de Canela da Beth, uma família que o comercializa desde 1998 , quando o fabricava artesanalmente, juntamente com outros tipos de pães e quitutes para o consumo do dia a dia, como a broa de fubá.

Os visitantes o levavam para as trilhas, e na volta acabavam ‘ pegando mais um ’ para levar o “gostinho de Ibitipoca”!.

Assim relata Beth ( Elizabeth Ribeiro ) : “ O Pão que foi acompanhando o crescimento turístico, logo ficou tão famoso quanto o destino que o originou!.

E sua filha Júlia Ribeiro, a 3ª na linhagem, acrescenta: “ Hoje, além do pão do canela, resgatamos também outras receitas tradicionais aqui da região, como o Pão de Cebola e a Broa de Fubá.

E a partir destas criamos outras novas, como o Pão de Ervas, Pão de Abóbora e o Pão de Goiabada com Queijo, juntando a tradição com novas experiências de sabores.”

O Quitutes da Beth, é um dos parceiros na campanha do “Pequeno Produtor” da Chef Ana Paula Esteves, que valoriza e aposta na modernidade e inovação, enaltecendo a tradição !

RECEITA

Pão de Canela da Beth

Ingredientes

1 k de farinha de trigo

1 copo americano de óleo

2 ovos caipiras

3 colher de sopa de: margarina ou manteiga, canela em pó, açúcar refinado e açúcar cristal

1 clara em neve e misturada a 1 gema

50 g de fermento de padaria

400 ml de leite

1 pitada de sal

Modo de Preparo

Numa vasilha, junte os ovos, 1 pitada de sal, 3 col de sopa de açúcar cristal, 1 copo de óleo e 50 g de fermento fresco.

Misture com as mãos até dissolver o fermento e o açúcar.

Acrescente a farinha de trigo e misture novamente até a massa ficar homogênea.

Junte a clara em neve misturada com uma gema delicadamente.

Cubra a vasilha com um pano e deixe a massa descansar por 40 minutos.

Depois divida a massa para fazer os pães.

Abra a massa com um rolo, mantendo um formato retangular.

Passe margarina ou manteiga e polvilhe em cima açúcar refinado misturado à canela em pó.

Quanto mais grossa a camada, mais doce fica o pão. Enrole como um rocambole.

Leve ao forno a lenha por 10 min ou 30 min no forno a gás.

* A Chef Ana Paula Esteves é proprietária do Oliva Bistrô em Conceição de Ibitipoca e colaboradora do Territórios Gastronômicos

Mapa dos Territórios Gastronômicos de Minas Gerais: A Vila de Conceição de Ibitipoca está localizada no município de Lima Duarte no Território Mantiqueira/Ibitipoca

EA/TG – MANTIQUEIRA / IBITIPOCA

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
2 1
Views:
381
Article Categories:
Receitas