Suspiros de café: leveza, crocância e sabor marcante

Suspiros de café da mestra Toninha. Uma combinação perfeita: A leveza das claras doces com a força do café. Receita muito simples e fácil de fazer. Experimente!

Suspiros de café da mestra Toninha. Uma combinação perfeita: A leveza das claras doces com a força do café. Receita muito simples e fácil de fazer. Experimente!

Fazenda Pedra Negra

Visitando o sul de Minas, uma parada obrigatória, para quem aprecia a gastronomia e gosta de uma boa prosa, é na Fazenda Pedra Negra, que fica na estrada que liga Varginha a Três Pontas.

Alem de um museu do café, vale conhecer a linda fazenda histórica, que preserva relíquias na sua bela sede, e você ainda pode se hospedar por lá.

E é claro, a grande atração é a cozinha de onde saem as deliciosas quitandas preparadas pela proprietária Isaura e por sua quitandeira Toninha.

Experimente uma das receitas produzidas e servidas na fazenda.

Suspiros de Café

Da Série Quintais e Quitandas de Minas Gerais*

Ingredientes:

– 5 xícaras (café) de açúcar refinado

– 1 xícara e meia de claras

– 1 colher (sopa) de café solúvel

Modo de Preparo:

Bater a clara e o açúcar na batedeira por 10 minutos, na velocidade máxima. Pôr o café solúvel e deixar bater até dissolver. Pingar o suspiro em um tabuleiro untado e levá-lo, por 20 minutos, ao forno pré-aquecido, na temperatura de 150 graus, até secar.

*Receita fornecida por Antonia Pereira Braga, de Três Pontas para o Projeto Sabores de Minas

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é 20200710185217146195i.jpg


Com tempero de prosa

Tão gostoso quanto apreciar os sabores e aromas da Fazenda Pedra Negra é conhecer Antônia Pereira Braga, a Toninha. É no “centro da prosa”, ou melhor, na cozinha, que ela é rainha. Quem se senta para tomar um cafezinho passado na hora acaba ficando mais um pouco, pois o bom humor e a boa conversa são sua especialidade. “Sou cozinheira desde os 10 anos. Minha mãe ia trabalhar e eu fazia comida para meus irmãos.

Eles começaram a preferir meus pratos aos de minha mãe”, conta. Como naquela época Toninha não gostava de cozinhar, começou a pôr pimenta em todos as receitas, mas o tiro saiu pela culatra. “Quanto mais eu apimentava, mais meus irmãos gostavam”, brinca. E Toninha virou mesmo cozinheira de mão cheia, disputada em Três Pontas. Quando comanda o fogão da Fazenda Pedra Negra, pode-se saber, é dia de suspiro de café.

“Aprendi a fazer o doce com a Isaura, dona das terras, e nunca esqueci. Sempre que posso, faço como sobremesa”, diz. Impossível não se render à tentação. O quitute mistura o sabor leve das claras e do açúcar ao gosto marcante do café. O resultado é uma comilança sem fim que, regada a um cafezinho passado na hora, não tem comparação. Além do suspiro, Toninha faz pudim de café e muitas outras quitandas.

Preciosidades que só se degusta nas terras ricas da Fazenda Pedra Negra, uma viagem no tempo para quem quer aromas, sabores, histórias e gosto de saudade.

Mapa dos Territórios Gastronômicos de Minas Gerais: O município de Três Pontas está localizado no Território Mantiqueira/Lagos

EA/TG – MANTIQUEIRA/LAGOS

Veja outra receita da Fazenda Pedra Negra:

Rocambole de Café

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
2 0
Views:
1893
Article Categories:
Receitas
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments