Mil folhas de morango ao perfume de limão - Territórios Gastronômicos

Mil folhas de morango ao perfume de limão

Aprenda esta receita da doceria francesa preparada por uma jovem chef de Ipatinga-MG.

Aprenda esta receita da doceria francesa preparada por uma jovem chef de Ipatinga-MG.

Mil folhas ao perfume de limão

Ingredientes:

– 1 embalagem de 300g de massa folhada

– 230 g de açúcar refinado

– 5 limões

-1 litro de leite

– 13 gemas

– 30 g de amido de milho

– 60 g de farinha de trigo

– Morangos para finalizar

Preparo:

Levar ao fogo 800 ml de leite, o açúcar e o suco dos limões. Assim que ferver, retirar do fogo e reservar. Peneirar a farinha de trigo e o amido de milho e dissolver no restante do leite. Bater essa mistura na mão ou no liquidificador com as gemas, até ficarem esbranquiçadas. Levar o creme de limão de volta ao fogo até ferver. Despejar nas gemas batidas, passando em um coador e mexendo bem. Levar a mistura ao fogo, mexendo sem parar.

Deixar cozinhar por dois minutos após levantar fervura. Despejar em um recipiente e deixar esfriar. Abrir a massa folhada para que fique com a espessura bem fina. Pôr em uma assadeira forrada com papel manteiga e, com um garfo, fazer furos na massa. Cobrir a massa com outra folha de papel manteiga e pôr, por cima, uma outra assadeira, para que a massa não cresça e fique bem fina ao assar. Levar ao forno médio por 15 minutos.

Retirar a assadeira de cima e o papel manteiga e levar ao forno por mais 15 minutos, para dourar. Deixar esfriar e cortar em quadrados de 6 cm. Montar porções individuais, alternando quantas camadas quiser de massa, creme e, por cima, os morangos.



(foto: Marcos Michelin/EM)


*Receita fornecida por Luiza Amélia, de Ipatinga para o Projeto Sabores de Minas

(foto: Marcos Michelin/EM)
(foto: Marcos Michelin/EM)

Sabor de dentro de casa

Depois de muito aprender, conhecer e, principalmente, experimentar, os viajantes se despedem do Vale do Aço, certos de que a bagagem voltará recheada de boas lembranças. E, para aproveitar o finalzinho de mais uma viagem, escolhemos uma receita cujo encanto começa pelo nome: mil folhas de morango ao perfume de limão. Quem apresenta a iguaria é a jovem chefe Luiza Amélia, de Ipatinga, que, aos 21 anos, já sabe bem o que quer.

Com um dom que herdou de família, Luiza tem se dedicado cada vez mais à gastronomia. Depois de trabalhar em alguns restaurantes, iniciou o curso de nutrição, em que confia para servir de base a seus projetos. Um deles já está em andamento: é o “Personal Chef”, um jeito diferente que Luiza encontrou para mostrar seu talento pela cidade. “Tem muita gente que quer comemorar alguma data ou oferecer um jantar, mas não quer ir a um restaurante e, muito menos, cozinhar.

É aí que entramos. Montamos um cardápio, compramos os ingredientes e preparamos os pratos”, conta. Com um cardápio repleto de delícias, difícil é se despedir da chefe ao fim dos serviços. Os viajantes, já com as malas na mão, que o digam! Até a próxima!

Mapa dos Territórios Gastronômicos de Minas Gerais: O município de Ipatinga está localizado no Território Rios/Rio Doce

EA/TG – RIOS / RIO DOCE

Aprenda outras receitas internacionais:

Gallete de frutas frescas

Panna cotta de limão siciliano

Petit Gâteau

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
0 1
Views:
810
Article Categories:
Receitas
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments