Chef Alex Atala ensina a preparar tapioca com queijo e flores

Nessa receita de tapioca, o chef Alex Atala valoriza dois ingredientes tipicamente brasileiros: tapioca e flor de tumbérgia.

Nessa receita de tapioca, o chef Alex Atala valoriza dois ingredientes tipicamente brasileiros: tapioca e flor de tumbérgia.

Por Isabel de Andrade*

Muita gente não sabe que a tapioca é um ingrediente tipicamente brasileiro. É que na China, ela é muito utilizada e recebe o nome de sagu. Tapioca nada mais é do amido de mandioca e o nome tem origem na língua tupi guarani. Apaixonado por tapioca, o chef Alex Atala compartilhou uma receita para quem deseja acertar no preparo e conhecer as técnicas que vão deixar o prato perfeito. Para rechear, ele usou queijo branco e tumbérgia, que é uma flor conhecida também como azulzinha e que tem o gosto de cogumelo. É uma forma de valorizar ingredientes que fazem parte da rica biodiversidade do Brasil. Se quiser conferir o passo a passo, assista ao vídeo.

Foto: reprodução Instagram

Tapioca com queijo branco

Foto: reprodução Instagram

Ingredientes:
Tapioca a gosto
Manteiga sem sal a gosto
Queijo branco fresco
Flores de tumbérgia
Sal

Foto: reprodução Instagram
Foto: reprodução Instagram

Modo de preparo:
Em uma frigideira antiaderente a fogo alto, polvilhe a tapioca por toda a superfície. A quantidade de tapioca vai determinar a espessura final dela. Portanto, coloque a quantidade que preferir.

Abaixe o fogo para o mínimo e deixe a tapioca cozinhar sem pressa. Molde as beiradas com a ajuda de uma colher.

Encoste levemente as costas da mão na tapioca e veja se toda a superfície está quente. Quando tiver, espalhe um pouco da manteiga.

Vire-a na frigideira e coloque mais um pouco de manteiga.

Em seguida, coloque uma ou duas fatias finas de queijo branco. Adicione as flores de tumbérgia por cima do queijo branco. Tempere com uma pitada de sal.

Com a ajuda de uma faca, faça um vinco na tapioca, para facilitar na hora de dobrá-la ao meio.

Dobre a tapioca e aumente novamente o fogo.

Após alguns instantes, vire a tapioca para continuar cozinhando do outro lado.

Sirva ainda quente em um prato também decorado por tumbérgias.

Serviço:
Instagram: @alexatala

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.