Pão Brioche com recheio de carne e requeijão - Territórios Gastronômicos

Pão Brioche com recheio de carne e requeijão

Aprenda mais uma receita dos fornos e fogões de Minas Gerais. Este brioche é bem simples de fazer e muito gostoso. Vale a pena tentar!

Aprenda mais uma receita dos fornos e fogões de Minas Gerais. Este brioche é bem simples de fazer e muito gostoso. Vale a pena tentar!

Brioche de carne moída

Da Série: Quintais e Quitandas de Minas Gerais*


Ingredientes:

Para a massa

– 400 g de manteiga

– 7 ovos

– 100 g de fermento em pó

– 2 colheres (sopa) de açúcar refinado

– 1 pitada de sal

– 2,4 kg de farinha de trigo

– 1 copo (americano) de água

Para o recheio

– 2 kg de carne bovina moída

– 1 copo de requeijão

– 2 colheres (sopa) de cebola ralada

– 1 copo (requeijão) de tomate picado

– 3 colheres (sopa) de óleo

– Cheiro verde e tempero a gosto

Para finalizar

– 1 ovo batido

Preparo:

Para a massa, misturar os ingredientes em uma tigela e amassar até que a mistura fique homogênea. Deixar descansar por uma hora. Para o recheio, refogar no óleo a carne, o tempero, a cebola, o tomate e o cheiro verde e, fora do fogo, pôr o requeijão. Abrir a massa com um rolo, de forma que ela fique da espessura de um dedo. Pôr o recheio e fechar, como se fosse um rocambole, dando três voltas na massa.

Cortar os brioches no tamanho desejado e pincelar o ovo batido sobre a massa. Levar os brioches para assar com a parte em que aparece o recheio virada para baixo. Assar por cerca de 20 minutos no forno aquecido a 200 graus.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é 20200710155809244479o.jpg

*Receita fornecida por Leonilda de Fátima Lima Freire, de Passos para o Projeto Sabores de Minas

A lenda dos salgadinhos

Lanche rápido não precisa ser sinônimo de falta de qualidade. Por isso, se no meio da correria bater a fome, os salgados da Lanchonete Sabor e Arte, no Centro de Passos, são ótimas opções. No comando da casa e da cozinha, toda a habilidade de Leonilda de Fátima Lima Freire, empresária que não esconde o orgulho em ver o movimento de fregueses. A história de Leonilda é conhecida em toda a cidade e há até algumas lendas a seu respeito.

“Começaram com uma história de que eu vendia 6 mil salgados por dia. Ainda não cheguei a isso tudo”, diverte-se. Bom, podem não ser 6 mil, mas ela garante que chega à média de 1 mil unidades por dia. Nada comparado ao início dos negócios, quando o nome e preço dos salgados ainda eram escritos em humildes placas de isopor. “Trabalhava como atendente de uma padaria e sempre sonhei em ter minha lanchonete.

Comecei em um cômodo pequeno e aos poucos fui crescendo. Lembro-me de sair para comprar o leite e a farinha para os primeiros salgados.” E para entender o porquê de tantos fregueses, nada como experimentar um dos salgados. A opção é por um dos mais famosos, o brioche de carne, fruto de acidente na cozinha. “Uma das cozinheiras esqueceu de assar um tabuleiro de esfirra e, para tentar consertar, mudei a massa e fiz o brioche”, diz.

Para os fiéis apreciadores, o acidente foi mais do que providencial.

Mapa dos Territórios Gastronômicos de Minas Gerais: O município de Passos está localizado no Território Mantiqueira/ Sul Sudoeste

EA/TG – MANTIQUEIRA/SUL SUDOESTE

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
2 0
Views:
1515
Article Categories:
Receitas
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments