A importância da gastronomia para o desenvolvimento econômico de Minas Gerais - Territórios Gastronômicos

A importância da gastronomia para o desenvolvimento econômico de Minas Gerais

A gastronomia é uma importante ferramenta para a criação de políticas públicas que promovam o desenvolvimento econômico do estado. Esse será o tema do painel realizado pelo Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais em comemoração aos 300 anos de Minas Gerais e que terá como convidado especial o chef Eduardo Avelar.

A gastronomia é uma importante ferramenta para a criação de políticas públicas que promovam o desenvolvimento econômico do estado. Esse será o tema do painel realizado pelo Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais em comemoração aos 300 anos de Minas Gerais e que terá como convidado especial o chef Eduardo Avelar.

Por Isabel de Andrade*

A gastronomia mineira é um dos itens mais lembrados pelos turistas que visitam Minas Gerais. A constatação foi feita por pesquisadores e indica o quanto o segmento foi e é importante para a consolidação da identidade cultural do estado. A evolução da culinária de Minas Gerais será tema, digamos, de uma “aula” de história que será dada pelo chef de cozinha Eduardo Avelar no canal do YouTube do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais. O vídeo será publicado nesta quinta-feira, dia 1° de outubro, a partir das 19h.

A ação é uma parceria do Instituto com o Tribunal de Justiça e faz parte das comemorações dos 300 anos de Minas Gerais. Para celebrar a data, o chef Eduardo Avelar vai falar sobre a saborosa história de Minas, a formação da imagem e da forte referência da culinária mineira forjadas ao longo desses séculos.

Chef Eduardo Avelar aponta caminhos para a criação de políticas públicas a partir da valorização da gastronomia ( Foto:Nereu Jr.)

O chef, que tem uma ampla trajetória de dedicação ao trabalho de consultor e pesquisador, vai fazer uma retrospectiva dos últimos 20 anos da gastronomia mineira e a evolução do segmento. E ele vai mostrar como o setor representa uma alternativa para gestores, entidades, produtores e comunidades impulsionarem o desenvolvimento econômico do estado.

Autor do projeto Sabores de Minas, Avelar conhece bem o potencial de Minas. Ele já percorreu as diversas regiões do estado mapeando a riqueza da cultura gastronômica mineira e usando como parâmetro a experiência da França, tão importante e representativa no cenário internacional. Eduardo também criou o projeto Territórios Gastronômicos e definiu as identidades regionais a partir de variadas características.

O chef terá como convidado o sociólogo e professor de gastronomia Rodrigo Ferreira, que está finalizando o mestrado sobre o assunto. Ele vai falar sobre a importância de se aprofundar nos estudos ligados à gastronomia, principalmente a mineira, com as suas especificidades e tradições. “Precisamos nos aprofundar mais nesses conhecimentos, trazendo desenvolvimento local para as mais diversas comunidades”, pontua o estudioso.

Então, não perca. Acesse o vídeo no canal do YouTube do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais.

Serviço:
Cozinha mineira: dos quintais aos territórios gastronômicos
YouTube: Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais

Crédito foto da capa: Nereu Jr.

Siga: @territoriosgastronomicos

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments