Tempurá de legumes - Territórios Gastronômicos

Tempurá de legumes

Uma deliciosa receita oriental, mais uma receita histórica das cozinhas de Minas Gerais, trazida pelos imigrantes japoneses para o município de Ipatinga na região do Rio Doce. Experimente esta deliciosa friturinha e crie novos sabores.

Uma deliciosa receita oriental, mais uma receita histórica das cozinhas de Minas Gerais, trazida pelos imigrantes japoneses para o município de Ipatinga na região do Rio Doce. Experimente esta deliciosa friturinha e crie novos sabores.

Tempurá

Da Série Heranças históricas das cozinhas de Minas Gerais*

Ingredientes:

– 50 g de cenoura

– 1 batata média

– 50 g de vagem

– 150 g de farinha para tempurá (encontrada em lojas de produtos orientais)

– 1 xícara (chá) de água

– 1 pitada de sal

– Óleo para fritar

Preparo:

Descascar a cenoura e a batata. Cortar os legumes em tiras finas. Numa vasilha, misturar a farinha, a água e o sal. Deixar essa massa na geladeira até ficar gelada. Mergulhar os legumes na massa e retirar, com uma colher, pequenas porções e fritar em óleo quente, suficiente para cobrir, até que fiquem dourados. Retirar e deixar escorrer em um escorredor.

(foto: Marcos Michelin/EM)

*Receita fornecida por Celso Yukio Taguchi, de Ipatinga para o Projeto Sabores Minas

(foto: Marcos Michelin/EM)
(foto: Marcos Michelin/EM)

Versatilidade japonesa

A cozinha ipatinguense vai revelando outros sotaques à medida que é explorada. Depois dos temperos libaneses, é a vez de a comida japonesa dar o ar de sua graça. A cozinha oriental, que já caiu no gosto dos brasileiros, tem em Ipatinga motivo especial para fazer sucesso. Isso porque a cidade abriga cerca de 100 famílias de origem nipônica, uma forte comunidade que vem contribuindo para a economia e cultura do lugar.

Grande parte delas está concentrada no Bairro Cariru, destino dos viajantes para saborear um jantar especial. Os anfitriões são Celso Yukio Taguchi e seus pais, Mitiko e Mario, que administram, juntos, o restaurante Sushi-Ten. Formado em engenharia elétrica, ofício que exerceu por 15 anos, Celso quis ouvir o chamado da cozinha e de sua ascendência. “Sempre gostei de cozinhar. Resolvi tentar e está dando certo”, conta.

Sem abandonar o gosto pela comida brasileira, ele e sua mãe ensinam o preparo de uma receita que pode muito bem ser misturada aos sabores da terra. É o tempurá, um delicioso empanado de legumes que permite grande versatilidade no preparo. “A pessoa pode fazer várias variações de ingredientes”, explica Celso. Para quem ficou curioso, a dica é não perder tempo. O resultado é uma unanimidade, seja qual for o idioma.

Mapa dos Territórios Gastronômicos de Minas Gerais: O município de Ipatinga está localizado no Território dos Rios/Rio Doce

EA/TG – RIOS/RIO DOCE

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
0 0
Views:
1547
Article Categories:
Receitas
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments