Chef Alex Atala ensina a preparar sal de café e uma receita com abóbora

Saiba como reaproveitar a borra de café e transformá-la em sal de café. Quem ensina é o chef Alex Atala, e ainda prepara uma receita de abóbora com o sal e pó de pipoca.

Saiba como reaproveitar a borra de café e transformá-la em sal de café. Quem ensina é o chef Alex Atala, e ainda prepara uma receita de abóbora com o sal e pó de pipoca.

Por Isabel de Andrade*

A genialidade do chef Alex Atala surpreende. Ele mostra que ingredientes simples têm uma capacidade enorme de transformação. É o caso da borra de café que é usada para preparar sal de café e fazer parte do preparo de uma deliciosa abóbora com pó de pipoca. Confira a receita e veja o passo a passo no vídeo.

Chef Alex Atala ensina a reaproveitar a borra de café ( Foto: reprodução Instagram)

Abóbora com sal de café e pó de pipoca

Foto: reprodução Instagram

Ingredientes:
Borra de Café
Sal
Manteiga sem sal
2 abóboras pequenas (pode ser qualquer tipo, até chuchu ou abobrinha)
Canjica (comprada pronta)
Salsinha

Chef prepara na frigideira o sal de café ( Foto: reprodução Instagram)

Modo de preparo:
Pegar uma colher de sopa cheia de borra de café e acrescentar numa frigideira, pegar a mesma proporção de sal e colocar nessa mesma frigideira, deixar no fogo baixo e amassar os dois. Desligar o fogo e deixar secando.

Numa outra panela, acrescentar um pouco de óleo de Girassol e aquecer para fritar a canjica.

Colocar uma porção de canjica e desligar o fogo. Quando parar de borbulhar está pronto. Separar uma outra panela e com a ajuda de uma peneira, derramar a canjica delicadamente.

Cortar as duas abóboras no meio, retirar e separar as sementes, colocar aproximadamente uma colher de chá de manteiga dentro de cada uma, fechar com a parte superior da abóbora, colocar numa assadeira e assar por 20 minutos (importante: conferir o tempo de cozimento da abóbora selecionada).

Colocar o sal de café num recipiente, lavar frigideira e adicionar as sementes da abóbora sem os fios no fogo baixo, secando elas lentamente até ficar crocante e desligar fogo.

Colocar a canjica no liquidificador, pegar espátula de silicone para descolar das bordas e repetir processo até a canjica ficar um pó bem fininho. Despejar o pó de pipoca num papel toalha.


Descartar a parte superior da abóbora, cortar a parte inferior e colocar num prato fundo um pedaço para cima e outro de lado. Com uma peneira pequena e uma colher peneirar o pó de pipoca no prato todo.

Adicionar o sal de café na abobora e no fundo do prato, jogar algumas sementes de abóbora. E, para finalizar, cortar um pouco de salsinha e salpicar delicadamente no prato.

Serviço:
Instagram: @alexatala

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
0 0
Views:
1631
Article Categories:
Receitas
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments