Minas 300 anos: Ratatouille mineiro ou guisado de legumes com feijão e angu? - Territórios Gastronômicos

Minas 300 anos: Ratatouille mineiro ou guisado de legumes com feijão e angu?

Nesse ano em que comemoramos os 300 anos de Minas Gerais, resgatamos algumas receitas bem simples e saudáveis dos nossos quintais e da história de Minas, para você que gosta de cozinhar. Talvez você se inspire e crie uma versão moderna do ratatouille mineiro ou simplesmente prepare da maneira proposta para relembrar nossos sabores mais simples, mas sem se esquecer do feijão do angu e da pimentinha. Bom apetite!

Nesse ano em que comemoramos os 300 anos de Minas Gerais, resgatamos algumas receitas bem simples e saudáveis dos nossos quintais e da história de Minas, para você que gosta de cozinhar. Talvez você se inspire e crie uma versão moderna do ratatouille mineiro ou simplesmente prepare da maneira proposta para relembrar nossos sabores mais simples, mas sem se esquecer do feijão do angu e da pimentinha. Bom apetite!

Ratatouille ou Guisadinho?

Por Eduardo Avelar*

São tantas as variações de pratos simples e regionais pelo mundo, que se tornaram referencias internacionais e tem sido reproduzidas com orgulho nas mesas dos grandes restaurantes pelos chefs de cozinha de toda parte.

Um exemplo clássico é o ratatouille francês, conhecido em suas diversas versões, variações sobre o mesmo tema, legumes da estação, misturados com azeite, salteados ou assados com ervas frescas.

Uma dessas receitas emocionou o crítico gastronômico Monsieur Ego, no filme que leva o mesmo nome do prato (Ratatouille), quando o ratinho cozinheiro preparou um delicioso guisado de legumes característicos do interior da Provence na França levando o exigente profissional às lagrimas com suas memórias afetivas de infância.

Por que não valorizarmos nossas simples lembranças como tão bem fazem os franceses?

Essa é uma questão cultural que estamos abordando insistentemente junto aos alunos de faculdades de gastronomia, aos demais cozinheiros e ao público em geral que, em sua maioria, ainda reluta em valorizar e levar para os grandes restaurantes, ou para as mesas mais sofisticadas, as receitas simples de nossos quintais. Receitas essas, que foram criadas e preparadas em cada canto do país ao longo de nossa história, e que também nos remetem a deliciosas memórias dos sabores de infância.

Esta é uma missão importante, já assimilada por vários chefs profissionais do Brasil, que tem buscado nas suas raízes, os sabores locais e aplicando novas técnicas para levar para os salões mais nobres, legumes e ervas tão simples e comuns em cada região do Brasil.

Por aqui, em Minas Gerais, temos o chuchu, o quiabo, a abobrinha, o maxixe, e as ervinhas como funcho, hortelã, coentro, salsa, pimentas como a rosa ou semente de aroeirinha, dentre outras maravilhosamente picantes (malagueta, bode, cumari, pimenta de cheiro, pimenta de macaco,etc).

Além desses singelos ingredientes, especiarias como o açafrão da terra, os novos azeites especiais mineiros, as tradicionais banhas de porco e as manteigas de garrafa do norte do estado, podem nos proporcionar experiências bem nobres e inesquecíveis .

Hoje o Territórios Gastronômicos apresenta uma dessas receitas antigas para inspirar os cozinheiros curiosos de plantão e instigá-los a criar seu ratatouille predileto, ou guisadinhos como diziam os antigos, mas sem se esquecer do angu e do feijão, ingredientes que escreveram a rica história das cozinhas de Minas Gerais nesses 300 anos.

Guisado de chuchu, abobrinha e jiló

Da Série: Receitas Históricas de Minas Gerais*

(foto: Euler Junior/EM)
(foto: Euler Junior/EM)

Ingredientes:

– 1 abobrinha picada em cubinhos

– 2 chuchus picados

– 500 g de quiabo picado

– 2 jilós picados

– Gordura de porco para fritar

– Tempero a gosto

– Caldo de galinha

Modo de Preparo:

Em uma panela, dar um choque no quiabo em gordura quente, suficiente para cobrir. Isso vai impedir que ele babe. Retirar e deixar escorrer bem e secar em um papel toalha. Em outra panela, aquecer duas colheres (sopa) de gordura, pôr o tempero, o caldo e os legumes. Pingar água até que todos estejam macios. Servir com angu.

*Receita fornecida por Renata Steling e Edna Barcelos Sena, de Caeté para o Projeto Sabores de Minas

(foto: Euler Junior/EM)
(foto: Euler Junior/EM)

Preciosos fogões de Caeté

A aventura pelos sabores de Caeté se aproxima do momento da despedida. E, para completar a bagagem, nada como uma comidinha simples, mas repleta de paladar, como os guisados. Legumes refogadinhos, tempero e alegria. Feijão novo, angu e arroz para acompanhar. Do fogão, o carinho que dá o tom. E na mesa, a satisfação com o que é trivial, mas não deixa de fazer salivar. Combinando todos estes elementos, a caeteense Edna Barcelos Sena vai para a cozinha para repetir a receita preparada pela mãe nos almoços da infância.

Abobrinha, chuchu, quiabo e jiló se combinam com harmonia na panela e agradam quem está na fila já com o prato à mão. Junto com a colega Renata Steling, Edna apresentou a iguaria no 1º Festival de Guisado de Caeté, que agraciou o público com clássicas receitas caseiras.

A mala dos viajantes é fechada com mais essa saborosa lembrança. De Caeté, fica imagem de uma terra cujo ouro, hoje, é a gente que lá vive.

Mapa dos Territórios Gastronômicos de Minas Gerais: o município de Caeté está localizado no Território Central/Entorno

EA/TG – CENTRAL / ENTORNO

Conheça uma versão contemporânea de chef para um dos mais tradicionais petiscos dos botecos de Belo Horizonte, que está no Guinness Book (Livro dos Recordes):

Fígado com Jiló

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

All Comments

Subscribe
Notify of
guest
2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Sérgio Salomon

Maravilhosa reportagem. Nós mineiros temos que nos lembrar das nossas origens. TEMOS QUE COLOCAR ESTAS RECEITAS EM UM LIVRO PARA NÃO PERDERMOS AS NOSSAS ORIGENS. TEMOS QUE TER UM PROGRAMA DE TELEVISÃO DE ACESSO NACIONAL PARA MOSTRARMOS AS PESSOAS O QUE SÃO 300 ANOS DE HISTÓRIA GASTRONOMICA.