Divino Restaurante: Prato da Boa Lembrança 2020 - Porquinho com molho de rapadura - Territórios Gastronômicos

Divino Restaurante: Prato da Boa Lembrança 2020 – Porquinho com molho de rapadura

Veja a receita do Prato da Boa Lembrança 2020 preparado pelos chefs Tatá e Fábio Pontes, do Restaurante Divino localizado em Nova Lima-MG

Veja a receita do Prato da Boa Lembrança 2020 preparado pelos chefs Tatá e Fábio Pontes, do Restaurante Divino localizado em Nova Lima-MG

Divino: Uma história de resiliência e muita competência

Por: Eduardo Avelar*

É com imensa alegria, que nós do Territórios Gastronômicos, apresentamos hoje este trabalho de profissionais, que consideramos um grande exemplo para toda a classe de cozinheiros, garçons e demais envolvidos na restauração.

Uma trajetória pioneira nos arredores de Belo Horizonte, iniciada ainda na década de 2000, no Vale do Sol em Nova Lima, numa época em que ainda não existia este êxodo populacional e o fluxo do turismo ainda engatinhava no sentido do vetor sul da capital e região metropolitana de BH.

O Restaurante Divino, criado pelo Chef Tatá Carvalho e sua irmã Solange no início dos anos 2000, hoje conta com uma equipe especial, abrilhantada pelo retorno do grande chef Fabio Pontes, que trabalhou por cerca de 12 anos ombro a ombro com o Tatá no próprio Divino e agora volta para onde trilhou boa parte de sua carreira.

Além dele, a maioria dos profissionais tem mais de 7 anos de casa, sendo que duas cozinheiras, as sub-chefs Beatriz na cozinha e Lenir na pâtisserie, fazem parte do time desde sua inauguração.

Neste momento tão difícil que todos passamos , nada mais gratificante , especialmente para o fiel público do restaurante e admiradores como nós, do que acompanhar a superação desses profissionais, capitaneada pela dupla dinâmica e reforçada pelo espírito, dedicação e solidariedade da equipe, onde não podemos deixar de exaltar o competente e gentil grupo de garçons comandados pelo Marcelo e o Cristiano, ambos com 12 anos de casa, e o suporte eficiente da turma de retaguarda da cozinha e demais setores.

Hoje homenageamos a todos os chefs, cozinheiros e demais profissionais das cozinhas e salões de Minas pela luta e resiliência, através desse exemplo do Divino Restaurante, um dos mais agradáveis redutos da boa cozinha de Minas Gerais.

Dupla dinâmica – Chefs Fabio Pontes e Tatá

Prato da Boa Lembrança 2020 Restaurante Divino Nova Lima-MG

Porquinho com rapadura- Criação dos Chefs Tatá Carvalho e Fabio Pontes

RECEITA:

Porquinho prensado ao molho de rapadura

Ingredientes:

Porquinho prensado:

3kg de barriga de porco

2 cebolas cortadas em cubos

4 dentes de alho

1/2 xícara e molho de soja

1 ramo de alecrim

1 ramo de tomilho

2 folhas de louro

1 ramo de salsão

1 alho porró

2 cenouras

Molho de rapadura:

300 ml do Caldo do molho da barriga

200 grs de Raspas de rapadura

Farofa de milho:

01 pacote (500grs) de farinha de milho biju (flocada)

200grs de bacon picados em cubos

200grs de calabresa sem a pele picados em cubos

100grs de manteiga

1cebola picada em cubos pequenos

1 colher de sopa de alho picado

Purê de mandioca:

1kg de mandioca

1 colher de sopa de alho picado

1 colher de sopa de páprica picante

100grs de manteiga

Taioba refogada:

2 maços de taioba picadinho e refogado com alho, azeite e sal a gosto

MODO DE FAZER:

Porco prensado:

Coloque todos os ingredientes numa panela de pressão por cerca de 40 minutos!

Separe a carne, reservando o caldo da panela, desfie e coloque num tabuleiro uniformemente. coloque um papel alumínio e um peso sobre a carne fazendo uma prensa. Leve à geladeira de um dia para o outro para que fique bem prensada, formando um bloco bem uniforme.

Corte em 12 cubos e grelhe em uma panela anti aderente até que esteja dourado por todos os lados e leve ao forno por 5 minutos e reserve.

Molho de rapadura:

Reduza o caldo do cozimento da carne até metade, coar e reservar. Na finalização acrescentar raspas de rapadura, raladas no ralo grosso!

Farofa de milho:

Em uma frigideira, comece refogando a calabresa e o bacon, em seguida acrescente a cebola e o alho até dourar. Coloque a farinha de milho, mexendo e acrescente a manteiga até formar uma farofa húmida

Purê de mandioca:

Cozinhe a mandioca até que se dissolva em uma panela com o louro e a páprica. Depois vai batendo até formar um purê liso, acrescente a manteiga e bata por mais alguns minutos e reserve!

Montagem e finalização:

Coloque em um prato uma boa quantidade de farofa e ao lado uma colher de purê de mandioca junto com a taioba refogada.

Por cima da farofa o cubo do porquinho prensado e uma colher de sobremesa de raspas de rapadura e acrescentar o molho por cima de tudo e sirva em seguida!

Mapa dos Territórios Gastronômicos de Minas Gerais: o município de Nova Lima está localizado no Território Central/Entorno

EA/TG – CENTRAL/ENTORNO

CONHEÇA MAIS ALGUNS PRATOS DO RESTAURANTE DIVINO

Produzido pelo Marcelo – Comandante do Salão do Restaurante

SERVIÇOdiVino Restaurante
Novo endereço – Av. Quinta avenida, 739, na estrada do Morro do Chapéu, no Vale do Sol, em Nova Lima (MG) –

Reservas: (31) 3541-4272 e 9.9958-9512

Dias e horários de funcionamento – quarta a sábado para jantares de 19h30 as 0h30. Aos sábados e domingos aberto para o almoço de 12h30 as 16h30 –

Capacidade: 82 pessoas –

Estacionamento: próprio e gratuito –

Cartões de Crédito: Mastercard,Visa, Amex e Diners.

Como chegar: Seguir pela BR-040 (sentido BH-RJ) e entrar à direita após o posto da Polícia Rodoviária. Seguir indicação de placa para o Vale do Sol. Distância de aproximadamente 25 km do centro de Belo Horizonte.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments