Minas 300 anos: carne com mamão verde, mais um clássico de nossa história - Territórios Gastronômicos

Minas 300 anos: carne com mamão verde, mais um clássico de nossa história

Mais uma receita com gostinho de aconchego e de saudosas lembranças de infância. Uma deliciosa opção para o almoço trivial do dia a dia.Experimente!

Mais uma receita com gostinho de aconchego e de saudosas lembranças de infância. Uma deliciosa opção para o almoço trivial do dia a dia.Experimente!

Molho de mamão verde com carne moída

Ingredientes:

– 1 mamão verde médio, de aproximada­mente 600 g (não muito verde; a fruta deve estar “de vez”)

– 1 kg de carne bovina moída (corte desejado)

– Cheiro-verde a gosto

– Tempero caseiro (alho e sal) a gosto

– 1 colher (chá) de colorauContinua depois da publicidade

– 5 colheres (sopa) de óleo

Modo de Preparo:

Antes de descascar os mamões, fazer, com a ponta da faca, alguns riscos na superfície da fruta, para que saia o leite. Lavar, descascar e cortar em pedaços pequenos e finos. Em uma panela, refogar, em duas colheres (sopa) de óleo, o tempero e o mamão. Pôr duas xí­caras (chá) de água quente, tapar a panela e deixar cozinhar de 10 a 15 minutos. Em outra panela, aquecer o restante do óleo e refogar o tem­pero, o colorau e a carne.

Deixar dourar e pôr uma xícara (chá) de água quente. Deixar cozinhar por 15 minutos. Pôr o mamão em uma travessa e cobrir com a carne. Sal­picar cheiro-verde para servir.

(Foto: Beto Magalhães EM)

*Receita fornecida por Helcimar de Oliveira Souza, de Joaquim Felício para o Projeto Sabores de Minas

(foto: Beto Magalhaes/EM)
(foto: Beto Magalhaes/EM)

Doce combinação da felicidade

Essa é para mexer com o coração de quem anda sentindo falta da co­midinha da mamãe. Estamos falando do clássico guisadinho, prato que dificilmente desagrada e que enche nossa imaginação de lembranças e saudade. A receita preparada por Helcimar de Oliveira Souza, o Quin­cas, leva mamão verde e carne moída, em uma combinação das mais harmônicas. Prato simples e saboroso, não pode faltar no Restaurante Cristal, um dos melhores endereços para se comer em Joaquim Felício.

A rotina da casa é apertada, mas nem por isso Quincas deixa de exibir um simpático sorriso no rosto. O motivo de tanta alegria é a satisfação por fazer aquilo de que gosta. “É o segredo para a comida dar certo: pai­xão.”

O molho de mamão verde é iguaria antiga, presente na mesa de nosso anfitrião desde os tempos de menino. É por isso que, ao saborear, fica no paladar aquele gostinho familiar. Um sabor que, certamente, vai brotar também na imaginação de muita gente.

Mapa dos Territórios Gastronômicos de Minas Gerais: O município de Joaquim Felício está localizado no Território Cerrado/Serra do Cabral

EA/TG – CERRADO/SERRA DO CABRAL

Veja mais receitas históricas de Minas Gerais

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

All Comments

Subscribe
Notify of
guest
2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Sérgio Salomon

GENTE = VAMOS CRIAR UM LIVRO OU MAIS DE UM LIVRO COM A CULINÁRIA MINEIRA”330 ANOS DA CULINÁRIA MINEIRA”.