A moqueca que pode dar um prêmio ao cantor Diogo Nogueira - Territórios Gastronômicos

A moqueca que pode dar um prêmio ao cantor Diogo Nogueira

O talento do cantor Diogo Nogueira na cozinha foi o ponto de partida para a ideia de lançar um livro de receitas. “Diogo na Cozinha”, um projeto executado durante a quarentena, deu tão certo que foi indicado a um dos prêmios internacionais mais importantes na categoria editorial. E tudo começou com a receita de uma moqueca que você poderá conferir ao final da matéria.

O talento do cantor Diogo Nogueira na cozinha foi o ponto de partida para a ideia de lançar um livro de receitas. “Diogo na Cozinha”, um projeto executado durante a quarentena, deu tão certo que foi indicado a um dos prêmios internacionais mais importantes na categoria editorial. E tudo começou com a receita de uma moqueca que você poderá conferir ao final da matéria.

Por Isabel de Andrade*

Ele manda bem não só nos palcos, mas também na cozinha. Que o cantor Diogo Nogueira é um talentoso cantor não é segredo. O que muita gente não sabe é que ele também tem muito talento como cozinheiro. Prova disso é que o livro Diogo na Cozinha, lançado em junho, foi indicado ao prêmio Gourmand World Cookbook Awards na categoria Celebrity Chef.

Diogo Nogueira selecionou 20 receitas para compor o livro ( Foto: reprodução Instagram)

A premiação internacional é considerada uma das mais importantes do mundo no segmento editorial voltado para gastronomia e vinhos. Diogo conta que foi pego de surpresa ao saber da indicação. Mesmo porque o livro foi uma investida despretensiosa de criar alternativas artísticas durante o período de pandemia, quando os shows foram interrompidos por causa do isolamento social.

A ideia de reunir receitas em um livro surgiu em uma reunião com a diretora de marketing, Anita Carvalho, para definir que rumos a equipe seguiria ao longo da pandemia. A diretora lembrou da moqueca que certa vez o cantor preparou durante um evento – receita já publicada pelo Territórios Gastronômicos. E daí, surgiu a ideia de lançar um livro.

O livro Diogo na Cozinha traz receitas com frutos do mar, aves, carnes e sobremesas ( Foto: reprodução Instagram)

O livro, lançado em formato online em junho, traz 20 receitas, entre frutos do mar, aves, carnes e sobremesas. São pratos que Diogo Nogueira costuma preparar para a família e os amigos. Eles, inclusive, passaram a ser feitos durante as lives do cantor ao longo desse período de isolamento social. Agora, é aguardar a escolha do vencedor e torcer para que o prêmio venha para o Brasil.

Confira abaixo a receita da moqueca

Veja também a reportagem com o artista publicada em maio

RECEITA

Moqueca do Nogueira

Ingredientes:

8 postas (Robalo ou Badejo)

4 limões

500g de camarão cinza

4 tomates pequenos sem pele e cortados em rodelas

1 pimentão verde cortado em rodelas

1 pimentão vermelho cortado em rodelas

1 pimentão amarelo cortado em rodelas

2 cebolas grandes (1 cebola picadinha e 1 cebola cortada em rodelas)

5 dentes de alho picado ou amassado

4 a 5 doses de cachaça para flambar o camarão

Azeite a gosto

500 ml de leite de coco

4 a 6 colheres de azeite de dendê (depende do seu gosto)

2 pimentas dedo de moça

Salsa e coentro a gosto

Pimenta do reino a gosto

1 folha de louro

Modo de preparo:

Tempere o peixe com o caldo de limão, sal e pimenta do reino a gosto.

Antes de começar o preparo da moqueca, flambe os camarões. Nada de panelas fundas: dê preferência à frigideira. Também é preciso escolher uma frigideira com tampa para apagar as chamas rapidamente, caso necessário. Para flambar, aqueça a frigideira e deixe o azeite bem quente. Coloque os camarões em seguida derramando com cuidado as doses de cachaça (de preferência em um copinho de vidro) no canto da frigideira, e flambe-os em pequenas quantidades. Se você não tiver experiência para usar o fogo do fogão para flambar, use o fósforo ou isqueiro. Após as chamas subirem, desligue o fogo e reserve os camarões.

Em uma panela de barro coloque o azeite e deixe esquentar bastante. Quando estiver bem quente, coloque os pimentões cortados em rodelas e deixe por mais ou menos 1 minuto (sinta o perfume dos pimentões). Retire da panela e reserve.

Coloque as cebolas picadinhas e o alho e refogue.

Quando o refogado estiver pronto, arrume a cebola e metade dos pimentões no fundo da panela. Coloque as postas de peixe, o restante dos pimentões e as rodelas de cebola por cima.

Acrescente o leite de coco.

Aguarde o cozimento do peixe.

Por fim, acrescente os camarões, o azeite de dendê, desligue o fogo e tampe a panela.

Deixe apurar o sabor por 5 minutos. Depois é só servir.

Tempo de preparo: 50 minutos

Serviço:

Instagram: @diogonogueira_oficial

YouTube: Diogo Nogueira Oficial

E acompanhe também o passo a passo do preparo durante a live transmitida pelo cantor pelo YouTube.

Siga: @territoriosgastronomicos

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
3 2
Views:
1846
Article Categories:
Receitas
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments