Queijada: aprenda esta receita doce de queijo Minas - Territórios Gastronômicos

Queijada: aprenda esta receita doce de queijo Minas

Experimente mais esta doce receita dos quintais de Minas Gerais preparada com Queijo Minas Artesanal. Imperdível!

Experimente mais esta doce receita dos quintais de Minas Gerais preparada com Queijo Minas Artesanal. Imperdível!

Queijada

Da Série: Doces dos Quintais de Minas Gerais*

Ingredientes:

– 1,8 kg de açúcar cristal

– Meio litro de leite

– 500 g de queijo-de-minas curado, ralado

– Óleo ou manteiga para untar

Modo de Preparo:

Em uma panela, levar ao fogo o açúcar e o leite. Mexer até levantar fervura e deixar no fogo até a mistura engrossar. Retirar do fogo e pôr o queijo, mexendo bem. Despejar o doce em um tabuleiro untado e, assim que esfriar, cortar em quadrados, do tamanho desejado.

*Receita fornecida por Sandra Vieira de Souza Pereira, de Uberaba para o Projeto Sabores de Minas

(foto: Beto Magalhaes)
Salve o queijofoto: Beto Magalhaes)

Salve o queijo

Ninguém discorda de que o título de patrimônio nacional conferido ao nosso queijo-de-minas, em maio deste ano, foi mais do que merecido. Afinal, a iguaria faz parte do cotidiano e da história do estado. A paixão é tanta que até em receitas de doce ele está presente. É o caso da queijada, que a mineira Sandra Vieira de Souza Pereira prepara em Uberaba, com maestria. Natural de Coromandel, Sandra aprendeu a fazer o doce com a mãe, que aprendeu com a sua avó de Sandra, e assim por diante.

A tradição de família pode ser encontrada na feira itinerante da cidade ou na loja O Rei do Queijo, que pertence ao sogro de Sandra e fica no mercado municipal. E é Agnaldo quem confirma que a iguaria caiu mesmo no gosto dos uberabenses: “Muita gente vem aqui só para comprar o doce e, quando a Sandra viaja, o pessoal reclama”. Depois de trabalhar 11 anos como telefonista, a quituteira começou a preparar o doce para incrementar a banca do marido na feira.

Hoje, se diz assustada com o sucesso da queijada. “Não posso parar de fazer. Estou muito feliz e minha mãe também gostou muito de saber que estou fazendo a receita dela”, comemora, ao contar que vende mais de 300 pedaços de queijada por semana, além das encomendas. Prova de que, nesta receita, o patrimônio mineiro está mais do que bem representado.

Veja mais receitas dos Doces dos Quintais de Minas Gerais

Mapa dos Territórios Gastronômicos de Minas Gerais: O município de Uberaba está localizado no Território Cerrado/Rio Grande

EA/TG – CERRADO/RIO GRANDE

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments