Biscoito de laranja da Dorinha: uma deliciosa herança de família - Territórios Gastronômicos

Biscoito de laranja da Dorinha: uma deliciosa herança de família

Mais uma deliciosa receita de família dos Quintais de Minas. Este biscoito de laranja vem de Caxambu onde a Dorinha prepara várias fornadas deliciosas aprendidas com a sua avó. Confira!

Mais uma deliciosa receita de família dos Quintais de Minas. Este biscoito de laranja vem de Caxambu onde a Dorinha prepara várias fornadas deliciosas aprendidas com a sua avó. Confira!

Biscoito de laranja

Da Série: Quintais e Quitandas de Minas Gerais*

Ingredientes:

– 2 ovos

– 1 xícara (chá) de manteiga

– 1 xícara (chá) de açúcar refinado

– 6 xícaras (chá) de farinha de trigo

– 1 colher (sopa) de fermento químico em pó

– Raspas da casca e suco de 1 laranja

– Óleo ou manteiga para untar

Modo de Preparo:

Bater as claras em neve e misturar, fora da batedeira, com as gemas, a manteiga e o açúcar. Pôr o suco e a raspa da laranja e misturar. Pôr a farinha e o fermento e amassar com as mãos, até que a mistura fique homogênea e comece a se soltar da tigela. Fazer cordões e cortar em pedaços de cerca de 2,5 centímetros. Pôr os pedacinhos no tabuleiro untado e assar em forno médio, pré-aquecido, até dourar.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é 20200710182622454772u.jpg

*Receita fornecida por Maria das Dores de Oliveira, de Caxambu para o Projeto Sabores de Minas

Balaio de tradição

Presentear pessoas especiais com lembranças de um lugar que se tenha visitado é demonstração de afeto e carinho. Em Caxambu, esse gesto pode ter gostinho de saborosas iguarias. Além de queijos e doces aos montes, o visitante encontra os biscoitinhos caseiros Da Dorinha, um mimo que vale ser degustado até a última mordida. Separar os ingredientes, preparar a massa, modelar, assar e embalar. Tudo isso é feito por Maria das Dores de Oliveira há 16 anos, apenas com a ajuda do marido.

Para criar o negócio, Dorinha valeu-se de antigas receitas de família, algumas não reveladas por nada deste mundo. “Os sequilhos e o casadinho são segredos de estado. Só mostro a receita no meu testamento”, brinca. Mas outras iguarias também desfilam pelos fornos da mineira. São 40 variedades, que encantam na mesma medida. Diariamente, Dorinha prepara cerca de 6 mil unidades, que são entregues em hotéis e comércio da cidade.

Quem vê tamanha destreza pode até pensar que ela sempre sonhou com o ofício. Puro engano. “Quando era criança, via minha avó fazendo os biscoitos e achava muito trabalhoso. Mas ela sempre dizia que a gente devia aprender, para ter uma profissão.” Hoje, feliz da vida com o caminho que herdou da avó, Dorinha põe, em cada biscoitinho, uma amostra de sua satisfação.

Mapa dos Territórios Gastronômicos de Minas Gerais: O município de Caxambu está localizado no Território Mantiqueira/Sul Suíça.

EA/TG – MANTIQUEIRA/SUL SUÍÇA

Veja mais receitas das quitandas de Minas Gerais

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments