Bolinho de queijo frito: um petisco perfeito para a cerveja gelada - Territórios Gastronômicos

Bolinho de queijo frito: um petisco perfeito para a cerveja gelada

Muito fácil de fazer, este petisco frito é um tira gosto perfeito para acompanhar uma cerveja gelada. E para quem gosta, com uma pimentinha fica melhor ainda! A receita vem de São Gonçalo do Rio das Pedras, um bucólico distrito do Serro, terra de queijos e quitandas abençoadas. Experimente!

Muito fácil de fazer, este petisco frito é um tira gosto perfeito para acompanhar uma cerveja gelada. E para quem gosta, com uma pimentinha fica melhor ainda! A receita vem de São Gonçalo do Rio das Pedras, um bucólico distrito do Serro, terra de queijos e quitandas abençoadas. Experimente!

Bolinho do Pescoço

Da Série: Quintais e Quitandas de Minas Gerais*

Ingredientes:

– 1 quilo de queijo Minas fresco

– 2 ovos

– 4 colheres (sopa) de farinha de trigo

– 1 litro de óleo

Modo de Preparo:

Ralar o queijo, acrescentar os ovos e a farinha. Amassar com as mãos, até que a massa crie consistência e fique homogênea. Enrolar em forma de bolinhas e fritar em óleo pré aquecido.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é 20200710185247468748a.jpg

*Receita fornecida por Devanil Ferreira da Cunha, de São Gonçalo do Rio das Pedras para o Projeto Sabores de Minas

De caneca em caneca…

Para se chegar ao Bar do Pescoço, em São Gonçalo do Rio das Pedras, é preciso, antes, estar com canecas nas mãos. Não para serem usadas, mas para contribuir com a decoração do estabelecimento. “Todo mundo traz uma”, conta Devanil Ferreira da Cunha, dono do bar e conhecido como Pescoço. Segundo ele, essa história começou com um alemão que mora no distrito desde a década de 1970. “Ele vinha com os amigos e fazia com que eles trouxessem algo.”

O resultado está nas prateleiras. São mais de 60 canecas de diversos países. Na esquerda, ficam apenas as mineiras; no centro, as brasileiras; à direita, as europeias. “Tem de tudo”, orgulha-se Pescoço. Depois de contribuir para a coleção, a dica é experimentar o bolinho de queijo, tira-gosto ideal para uma cerveja gelada, especialidade da casa. Simples, rápida e fácil de fazer, a receita foi desenvolvida no dia a dia.

“A gente testa dali, testa daqui e acaba dando certo”, brinca. O gosto é parecido com o de casulo, mas é mais crocante. Na cozinha, prepara-se também um tira-gosto fantástico: batatinha com alho. “Frito a batata com a casca e fica divino.” Essa receita é segredo – para conhecê-la, só indo ao bar. E não se esqueça de levar canecas.

Mapa dos Territórios Gastronômicos de Minas Gerais: o município do Serro e o seu distrito de São Gonçalo do Rio das Pedras estão localizados no Território Espinhaço/Garimpo

EA/TG – ESPINHAÇO/GARIMPO

Veja mais receitas fáceis para acompanhar as cervejas geladas:

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments