Minas 300 anos: costelinha com broto de samambaia

Aprenda mais esta receita emblemática das cozinhas históricas de Minas Gerais. Uma combinação perfeita entre a carne suína com a samambaia refogadinha no tempero caseiro, angu de fubá de munho e feijão batido.

Aprenda mais esta receita emblemática das cozinhas históricas de Minas Gerais. Uma combinação perfeita entre a carne suína com a samambaia refogadinha no tempero caseiro, angu de fubá de munho e feijão batido.

Broto de samambaia com costelinha

Da Série: Receitas Históricas de Minas Gerais*

Ingredientes

1kg de costelinha de porco picada
Suco de 1 limão
1 concha de gordura de porco
Tempero caseiro a gosto (alho e sal)
1 molho de broto de samambaia (pode ser comprado em mercados e feiras livres)
2 colheres (sopa) de óleo
1 pimentão picado
1 cebola picada
Sal a gosto

Como fazer


Lavar a samambaia, removendo e desprezando as pontas dos brotos. Cortar em pedaços pequenos e levar ao fogo, com água suficiente para cobrir. Deixar ferver e trocar a água. Repetir o processo quatro vezes, ou até sair o gosto amargo. Aquecer o óleo e refogar a samambaia com pimentão, cebola e sal. Pingar um pouco de água e deixar dar uma leve aferventada, para ficar mais macia. Temperar a costelinha um dia antes do preparo, com o limão e o tempero caseiro. Levar ao fogo com a gordura de porco e, à medida que for dourando, pingar água, até que esteja bem cozida. No momento de servir, pôr os pedaços de costelinha (escorridos) na panela com os brotos de samambaia, e aquecer. A sugestão para acompanhar é angu e feijão batido.

*Receita fornecida por Elza Tavares da Silva do distrito de Santa Rita em Ouro Preto para o Projeto Sabores de Minas

Fotos: Beto Novaes EM

Surpresa que vem com o sol de verão

Quando o verão chegar, o famoso broto de samambaia com costelinha estará de novo à mesa de Elza Tavares da Silva, de 81 anos. “É nessa estação que há mais broto e é melhor para fazer o prato”, ensina ela. Moradora de Santa Rita de Ouro Preto, Elza faz questão de manter a tradição de usar a planta na receita como aprendeu, ainda menina, com a mãe. No ano passado, ela mostrou ao Sabores de Minas o motivo de seu prato ser tão apreciado. Autêntica joia da culinária mineira, a delícia tem segredos que ela faz questão de relembrar: “Para tirar o amargo, tem que cozinhar a samambaia por pelo menos quatro vezes”, avisa. Satisfeita com a repercussão de seus ensinamentos no guia gastronômico, ela convida a equipe a provar outras de suas especialidades. Nem precisa repetir…

Mapa dos Territórios Gastronômicos de Minas Gerais: O município de Ouro Preto está localizado no Território Central/Entorno

EA/TG – CENTRAL/ENTORNO

Veja mais receitas que contam as histórias dos 300 anos de Minas Gerais:

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments