Semana do Café: receitas das xícaras para os pratos - Territórios Gastronômicos

Semana do Café: receitas das xícaras para os pratos

Na Semana Internacional do Café, o Territórios Gastronômicos apresenta receitas com o ouro negro de Minas nos pratos e sobremesas especiais. Desfrute!

Na Semana Internacional do Café, o Territórios Gastronômicos apresenta receitas com o ouro negro de Minas nos pratos e sobremesas especiais. Desfrute!

Língua ao molho de café

Ingredientes

1 língua de boi previamente limpa
Meio copo (americano) de café forte coado
1 tomate (médio) picado em cubos
1 cebola grande fatiada
Meia cabeça de alho amassado
1 pitada de noz-moscada em pó
Tempero a gosto
1 colher (sopa) de farinha de trigo
1 copo (americano) de água

Como fazer

Cozinhar na panela de pressão a língua, por uma hora. Com uma faca de ponta fina, retirar a pele e cortar a peça em fatias. Reservar. Picar o tomate e a cebola em cubinhos, amassar o alho e refogá-los em um pouco de óleo. Adicionar água, o café previamente preparado, a noz-moscada, tempero a gosto e a farinha de trigo. Deixar ferver até engrossar um pouco. Pôr as fatias de língua e deixar em fogo brando por mais 20 minutos.

 (Fotos: Marcos Michelin/EM/D.a press - 8/4/08)

*Receita fornecida por Helena Bogarim de Varginha para o Projeto Sabores de Minas

Fotos: Marcos Michelin/EM/D.a press – 8/4/08

Sob as bênçãos e o talento da vovó

Nas experiências da cozinha, ela descobriu as carnes que ficavam perfeitas com o tempero peculiar. Foi em Varginha, no Sul do estado, que o Sabores de Minas descobriu Helena Bogarim, quando ela pôs à mesa a famosa língua ao molho de café, em 2008. Ganhou de cara a aprovação da equipe. “Já tentei fazer com filé, com moela, mas é com a rabada e a língua que fica perfeito”, ensina. “Continuo com as encomendas, mas, agora, divido meu tempo babando no meu netinho”, brinca a vovó de Francisco, de 2 anos. Helena já ganhou, inclusive, o primeiro lugar no concurso Festival do Sul de Minas de Delícias de Café, em 2005. Campeã no sabor, ela diz que qualquer pessoa pode obter conquistas semelhantes: basta fazer com amor.

Veja mais receitas com cafés de Minas Gerais:

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
1 0
Views:
710
Article Categories:
Receitas
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments