Comece a semana com leveza e prepare um creme de couve-flor

Quente ou frio, o creme de couve-flor é uma delícia e é uma opção leve de refeição. Aprenda a receita com o chef Rogério Duarte.

Quente ou frio, o creme de couve-flor é uma delícia e é uma opção leve de refeição. Aprenda a receita com o chef Rogério Duarte.

Por Isabel de Andrade*

A dica para começar a semana bem leve e saudável é preparar o creme de couve-flor. A receita é do chef Rogério Duarte. Um prato que fica muito saboroso quente ou frio. De preparo simples, o chef também indica que ele pode ser servido como uma entrada, uma refeição leve para o jantar ou também um acompanhamento de uma proteína para o prato principal. Confira a receita.

Creme de couve-flor

Foto: reprodução Instagram

Ingredientes:
1 couve-flor pequena
1 cebola
1 dente de alho
1 litro de caldo de legumes caseiro
3 colheres (sopa) de azeite
1 folha de louro
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
2 xícaras de creme de leite
Queijo parmesão ralado na hora e folhas de rúculas baby (opcional) para finalizar.

Modo de preparo:
Leve uma panela ao fogo médio. Quando aquecer, regue com o azeite, junte a cebola, tempere com sal e refogue por cerca de 2 minutos até murchar.

Acrescente a couve-flor picada e deixe dourar por cerca de 5 minutos, mexendo de vez em quando. Tempere com sal, junte o alho e mexa por mais 1 minuto.

Regue com o caldo de legumes e junte a folha de louro. Assim que ferver, tampe a panela, abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 20 minutos até a couve-flor ficar bem macia.

Desligue o fogo, descarte a folha de louro e transfira a sopa para o liquidificador. Acrescente o creme de leite.

Atenção: segure firme a tampa do liquidificador com um pano de prato para evitar que o vapor do caldo abra a tampa.

Bata até ficar lisa, prove e acerte o sal.

Finalize com o queijo parmesão ralado, algumas folhas de rúculas baby e um fio de azeite.

Dica:
E nesta terça, 1° de dezembro, o chef Rogério Duarte recebe no programa No Divã do Chef, a fisioterapeuta, designer e colunista Social, Renata Rachid. Ela desenvolve trabalhos sociais com crianças autistas. Amante da cozinha prática para o dia a dia, consumidora e curiosa da alta gastronomia, uma de suas grandes paixões é viajar e conhecer novos sabores pelo mundo. Nesta terça, a partir de 21h, no Instagram @chefrogerioduarte.

Foto: reprodução Instagram

Serviço:
Instagram: @chefrogerioduarte
YouTube: Chef Rogério Duarte

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.