Capeletti da Filó: uma ótima opção para suas festas

O Territórios Gastronômicos resgata hoje uma receita tradicional italiana, que conta a história de uma família de imigrantes em São João del Rey. Aprenda a receita que está há gerações na família da Filó, e não deixe de conhecer seu restaurante e seus deliciosos pratos quando viajar pela região.

O Territórios Gastronômicos resgata hoje uma receita tradicional italiana, que conta a história de uma família de imigrantes em São João del Rey. Aprenda a receita que está há gerações na família da Filó, e não deixe de conhecer seu restaurante e seus deliciosos pratos quando viajar pela região.

Capeletti

Da Série: Receitas Históricas de Minas Gerais*

Ingredientes:

Para a massa

– 1 kg de farinha de trigo

– 4 ovos caipiras

– 1 copo (requeijão) de água morna

Para o recheio

– 250 g de carne bovina moída

– 250 g carne de porco moída

– 4 dentes de alho

– 1 cebola picada

– 1 colher (chá) de orégano

– 1 colher (chá) de pimenta-malagueta

– Sal a gosto

– 1 colher (chá) de noz-moscada moída

– 4 colheres (sopa) de óleo

Para cozinhar

– 2 litros de água

– caldo de carne

– caldo de galinha

Modo de Preparo:

Para a massa, misturar todos os ingredientes e amassar bem, em uma superfície de madeira, até ficar bem macia. Para o recheio, refogar as carnes no óleo e, em seguida, pôr os demais ingredientes mexendo até secar. Abrir a massa, passar pelo rolo até ficar fina, e, com um copo, cortá-la em círculos. Pôr uma colher do recheio em cada um. Fechar a massa como se fosse um pastel e unir as duas extremidades, de modo que fique parecendo um chapéu.

Pôr a água para ferver com os caldos e despejar os capeletes. Deixar cozinhar por 10 minutos.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é 20200710155839191723a.jpg


*Receita fornecida por Valéria Filomena Taroco, de São João del-Rei para o Projeto Sabores de Minas

Filó e sua filha Lídia – ainda criança que aprendeu a cozinhar numa mini cozinha feita por sua mãe, quando receberam a primeira visita do Projeto Sabores de Minas, antes da abertura de seu famoso restaurante em São João del Rei.

Itália à moda mineira

Minas, de fato, são muitas. Cada região guarda suas singularidades, resultado de um povo que também é diverso e faz desta terra um caldeirão de sotaques, sabores e aromas. Em São João del-Rei são os italianos, principalmente, que dão o tom da mistura, com a culinária marcada pela tradição e receitas saborosas. Eles chegaram à cidade há 120 anos, data comemorada em outubro, e deixaram um rico legado cultural ainda cultivado nas colônias Giarola, Felizardo, Recondengo, Maçal e Bengo.

Na Giarola, mora Valéria Filomena Taroco, a Filó, que resgatou receitas da avó para dar início à sua produção de massas caseiras. Em uma espaçosa cozinha, ela passa a maior parte do dia rodeada de outras mulheres da família, em especial a filha Lídia Helena, que representa a quinta geração dos Taroco e já arrisca a arte da culinária em seu fogão de brinquedo. Graças ao capelete de carne moída, sua fábrica artesanal de massas rende bons frutos e o sucesso é justificado pelo sabor inigualável do prato.

Se preparado pela família Taroco e como manda os costumes da cuccina italiana, não há como resistir. “O capelete tradicional é servido sem molho, só com a água do cozimento das carnes. Pode-se pôr uma colher de vinho no prato”, ensina Filó. O sabor é único e, com pitadas de nossa inconfundível mineiridade, fica melhor ainda.

Mapa dos Territórios Gastronômicos de Minas Gerais: O município de São João del Rey está localizado no Território Mantiqueira/Centro Sul

EA/TG – MANTIQUEIRA/CENTRO SUL

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments