Cogumelos da Mantiqueira: aprenda 2 receitas super fáceis e deliciosas

Aprenda duas receitas super simples fornecidas por produtores de cogumelos de Barbacena para o Projeto Sabores de Minas

Aprenda duas receitas super simples fornecidas por produtores de cogumelos de Barbacena para o Projeto Sabores de Minas

Cogumelos de paris recheados

Ingredientes:

– 6 cogumelos de paris (champignons) médios frescos

– 1 colher (sopa) de manteiga

– 1 colher (sopa) de molho de soja

– 50 g de paio picado em cubinhos, já cozido

– 1 tablete (20 g) de queijo processado

– 1 colher (sopa) de cebolinha picada

– 1 colher (sopa) de queijo parmesão ralado

Preparo:

Em uma frigideira, aquecer a manteiga e refogar os cogumelos com o molho de soja, por dois minutos. Em uma vasilha, misturar os queijos, o paio e a cebolinha. Retirar os pés dos cogumelos, de modo que fique uma cavidade, apenas com a parte superior. Rechear as cavidades com a mistura de queijos e paio e levar ao forno, em um pirex, para gratinar.

(foto: Jackson Romanelli/EM)

Salada de champignons

Ingredientes:

– 500 g de cogumelo de paris fresco

– 4 colheres (sopa) de molho de mostarda

– 3 colheres (sopa) de molho inglês

– 5 colheres (sopa) de cebolinha

– 1 pitada de sal

– 100 ml de vinagre

Preparo:

Lavar os cogumelos, retirar os pés e cortar em tirinhas. À medida que for cortando, pôr em uma vasilha com água e vinagre, para que não fique escuro. Escorrer os cogumelos e misturar com a mostarda, o molho inglês e a cebolinha para servir.

*Receitas fornecidas por Regina Márcia Cubucci e Helton Cubucci, do Distrito de Senhora das Dores em Barbacena para o Projeto Sabores de Minas

(foto: Jackson Romanelli/EM)
(foto: Jackson Romanelli/EM)

Paladar sem igual

Os sabores e aromas desta viagem pelas cozinhas de Barbacena encantam cada vez mais os sentidos dos viajantes. Frutos trazidos de fora e cultivados nestas terras, paladares que atravessam o oceano até chegar às mesas e, agora, o sabor inigualável de iguarias consumidas frescas dão o tom de nossa passagem. Estamos no distrito de Senhora das Dores, lugarejo escolhido pelo casal Regina e Helton Cobucci para iniciar o cultivo dos famosos cogumelos de paris.

Ingrediente de destaque em muitas receitas, o cogumelo, ou champignon, é produzido pelo casal há uma década. “A gente tinha vontade de cultivar algo que não fosse tão vulnerável às condições climáticas. O Helton, que é agrônomo, começou a pesquisar os cogumelos. Vimos que era possível investir e hoje já pensamos em ampliar para outras variedades”, conta Regina. Na fazenda do casal, o produto é cultivado em estufa, seguindo rígidos padrões de qualidade.

“Até a água tem que receber tratamento especial”, explica Helton. Além de comercializar, o casal e os dois filhos pequenos são grandes apreciadores da iguaria, que nunca falta em casa. Colhidos na hora, os cogumelos são usados em receitas dignas de aplausos. Mais um capítulo da viagem para marcar o paladar.

Mapa dos Territórios Gastronômicos de Minas Gerais: O município de Barbacena está localizado no Território Mantiqueira/Centro Sul

EA/TG – MANTIQUEIRA/CENTRO SUL

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments