Broinha de fubá com amendoim - Territórios Gastronômicos

Broinha de fubá com amendoim

Mais uma receita histórica de Minas Gerais, as broinhas de fubá com amendoim fazem parte do rico repertório dos imigrantes italianos em São João del Rei. Experimente!

Mais uma receita histórica de Minas Gerais, as broinhas de fubá com amendoim fazem parte do rico repertório dos imigrantes italianos em São João del Rei. Experimente!

Broinha de fubá com amendoim

Da Série: Receitas Históricas de Minas Gerais*

Ingredientes:

– 500 g de fubá

– 500 g de farinha de trigo

– 2 xícaras (chá) de açúcar cristal

– 2 colheres (sopa) de fermento em pó

– 2 ovos caipiras

– 1 pitada de sal

– 2 colheres (sopa) de manteiga

– 1 xícara e meia de leite

– 100 g de amendoim inteiro, torrado e sem pele

– 100 g de amendoim torrado, sem pele e triturado

Modo de Preparo:

Em uma vasilha, misturar os ingredientes, exceto os amendoins, sendo que por último vão o leite, a farinha e o fubá. Mexer bem, até obter massa homogênea. Acrescentar o amendoim inteiro e o triturado, amassar mais e fazer pequenos bolinhos com as mãos. Pôr as broinhas no tabuleiro e levar para assar por 15 minutos em forno quente. Rende três tabuleiros.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é 20200710155843251960a.jpg

*Receita fornecida por Sueli de Lourdes Ferreira, de São João del-Rei para o Projeto Sabores de Minas

Família inspiradora

Ela causa curiosidade por ter sido a primeira pessoa de fora da família a se casar com um filho de Maria Helena Taroco. Sueli juntou o sobrenome italiano com o Ferreira de seu nome. Isso foi há 15 anos e ela não esconde o encantamento com a união. “Minha família se reúne apenas em datas especiais, mas aqui o pessoal se encontra aos domingos e todos moram perto; é diferente”, conta. Apesar de sempre ter sido apreciadora de massas, Sueli confessa que nos primeiros encontros com a nova família estranhou a comida, pois até os pratos mais comuns ganham outra cara quando preparados pelos legítimos criadores das receitas.

“A comida deles é muito forte. Lembro que misturava o arroz comum com o risoto para ficar mais leve”, recorda. O estranhamento, contudo, ficou no passado e hoje ela não só se delicia com as iguarias como as prepara da maneira como lhe ensinaram a sogra e a cunhada. Em casa, as receitas mais requisitadas são as de pães e a broinha de fubá com amendoim, que não podem faltar nas mesas de café. A escolha ideal para mais um fim de tarde na inspiradora São João.

Mapa dos Territórios Gastronômicos de Minas Gerais: O município de São João del Rei está localizado no Território Mantiqueira/Centro Sul

EA/TG – MANTIQUEIRA/CENTRO SUL

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments