Empadinha caseira: vai resistir?

Aprenda esta receita que vai fazer a festa da família. Maravilhosas empadinhas que dissolvem na boca. Impossível comer uma só. Verdadeiro pecado da gula! Experimente e invente também um novo recheio.

Aprenda esta receita que vai fazer a festa da família. Maravilhosas empadinhas que dissolvem na boca. Impossível comer uma só. Verdadeiro pecado da gula! Experimente e invente também um novo recheio.

Empadinha de frango

Da Série: Quintais e Quitandas de Minas Gerais*

Ingredientes:

Massa

– 4 xícaras de farinha de trigo

-2 ovos

-1 1/4 xícaras de manteiga

-sal a gosto

Recheio

– 1 frango inteiro

– 2 colheres (sopa) de extrato de tomate

– 3 colheres (sopa) de óleo

– 1 cebola ralada

– Cheiro-verde a gosto

– Sal e pimenta a gosto

– 1/2 kg de batata cozida e ralada

– Óleo para untar

– 1 ovo batido para pincelar

– Material

– Cilindro

– Forminhas para empada no tamanho desejado

Modo de Preparo:

Para o recheio, cozinhar o frango com água e tempero a gosto. Desfiar e reservar. Em uma panela, refogar, no óleo, o extrato de tomate e a cebola. Acrescentar o caldo do cozimento do frango. Quando começar a ferver, pôr a carne, o sal, a pimenta e deixar secar. Pôr a batata ralada e o cheiro-verde e mexer até secar. Para a massa, misturar os ingredientes amassar bem, até que fique homogênea. Deixar descansar por 20 minutos, coberta por um saco plástico.

Com cilindro, abrir a massa de modo que fique bem fina. Untar as forminhas com óleo e pôr uma camada de massa por cima. Afundar com os dedos e cortar o excesso, modelando com as mãos. Rechear as empadinhas e cobrir as forminhas com o restante da massa. Pincelar com ovo batido e assar em forno alto, até dourar.


(foto: Marcos Michelin/EM)
Empadinhas da Quitandeira Egina: Um verdadeiro desafio à gula.

*Receita fornecida por Egina de Fátima Almeida, de Patrocínio para o Projeto Sabores de Minas

(foto: Marcos Michelin/EM)
(foto: Marcos Michelin/EM)

Fama que conquista o paladar

Como resistir a uma fornada de empadas caseiras quentinhas? Mesmo para quem julga ter a resposta, é difícil não salivar diante das iguarias feitas por Egina de Fátima Almeida, tradicional salgadeira de Patrocínio. Com 10 anos de fogão, a mineira é mestre em conquistar paladares, ainda mais em se tratando de salgadinhos assados. De massa fininha e recheio generoso, suas empadas brilham em festas da cidade.

A entrada para o ramo se deu por necessidade, mas Egina sempre soube que era esse seu verdadeiro dom. “Era dona de casa e precisava de um dinheiro extra para a faculdade dos filhos. Graças aos salgados, consegui formá-los”, orgulha-se. Além das clássicas empadinhas de frango, saem do forno folhados de ricota, trouxinha de legumes, de bacalhau e tudo mais o que a criatividade permitir. “Adoro inventar recheios.

Os fregueses também me ajudam, dando sugestões de novos salgadinhos.” A partir do famoso boca a boca, suas criações ganham fama, e basta haver uma grande festa na cidade para a clientela aumentar. Não resta dúvida de que o sabor é, de fato, a melhor propaganda.

Mapa dos Territórios Gastronômicos de Minas Gerais: O município de Patrocínio está localizado no Território Cerrado/Alto Paranaíba

EA/TG – CERRADO/ALTO PARANAÍBA

Veja mais receitas das Quitandas dos Quintais de Minas

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

All Comments

Subscribe
Notify of
guest
2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Wandix Melo

Ridículo. Coloque a receita completa, ou pelo menos correta.