Patê de fígado: uma verdadeira iguaria - Territórios Gastronômicos

Patê de fígado: uma verdadeira iguaria

Aprenda esta receita histórica e super fácil de preparar, herança deixada pelos imigrantes dinamarqueses nas terras altas da Mantiqueira em Minas Gerais.

Aprenda esta receita histórica e super fácil de preparar, herança deixada pelos imigrantes dinamarqueses nas terras altas da Mantiqueira em Minas Gerais.

Patê de Fígado

Da Série: Receitas Históricas de Minas Gerais*

Ingredientes:

– 500 g de fígado de galinha

– 200 g de manteiga

– Meia colher (chá) de pimenta-do-reino branca

– 1 colher (chá) de gengibre ralado

– 1 cebola ralada

– 3 ovos inteiros

– 200 ml de creme de leite

– 1 colher (sopa) de fécula de batata

– 1 colher (sopa) de manteiga

– Sal e noz-moscada a gosto

– 250 g de bacon fatiado

Preparo:


Bater o fígado no liquidificador e passar em uma peneira. Reservar. Dourar a cebola na manteiga, deixar esfriar e bater no liquidificador com os outros ingredientes, inclusive o fígado. Forrar o fundo e as laterais de uma forma de bolo inglês (retangular) com as fatias de bacon. Pôr a massa na forma forrada e cobrir com o restante do bacon. Cozinhar em banho-maria, com a panela tampada, por cerca de duas horas ou até que fique no ponto, que pode ser medido espetando um palito na massa.

Caso ele saia limpo, está pronto. Depois de cozido, ainda bem morno, virar numa travessa. Deixar esfriar servir.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é 20200710153632618854o.jpg


*Receitas fornecidas por Corina Magalhães, de Minduri para o Projeto Sabores de Minas

Joia europeia nas gerais

A partir da chegada dos dinamarqueses a Minduri, a rotina do então Povoado do Paiol sofreu grandes mudanças. Animados pelas boas condições encontradas no país para a fabricação de queijos especiais, os estrangeiros construíram diversas fabriquetas na região que empregavam moradores das cidades vizinhas. Quem conhece muitas histórias daquela e desta época é a minduriense Corina Magalhães, que desde a infância acompanhou de perto a produção queijeira da cidade.

O pai trabalhou durante muito tempo com o dinamarquês Hans Norremose, um dos pioneiros na atividade e que, inclusive, foi o responsável pela produção do primeiro queijo camembert no Hemisfério Sul. Logo que cresceu, Corina começou a trabalhar na fábrica comandada pelo estrangeiro e lá ficou por 13 anos. “Era uma época muito boa, a fábrica empregava muita gente. Ainda me lembro do apito da caldeira, que tocava às 11h.

A gente nem precisava de relógio.” Corina se casou com um descendente de uma das famílias dinamarquesas que chegaram à região, conheceu os prazeres da gastronomia daquela gente e se encantou à primeira vista. Tanto que hoje sabe de cor as receitas mais tradicionais, como o patê de fígado de galinha, uma joia rara e de paladar suave, que acompanha bem, por que não, até mesmo um bom pão de queijo mineiro.

Para comer sem culpa.

Mapa dos Territórios Gastronômicos de Minas Gerais: O município de Minduri está localizado no Território Mantiqueira/Sul Suíça

EA/TG – MANTIQUEIRA/SUL SUÍÇA

Veja mais receitas trazidas pelos imigrantes dinamarqueses para Minas Gerais

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments