Receitas de Natal: Tiramisù com café especial - Territórios Gastronômicos

Receitas de Natal: Tiramisù com café especial

Nossa colunista e colaboradora Liliam Trigolo, cafeicultora e apaixonada por cafés, hoje nos apresenta uma nova parceira dos Territórios. A chef internacional Patricia Nagamine, que estréia ensinando uma deliciosa e clássica receita Italiana preparada com cafés especiais do Brasil. O famoso Tiramisù. Uma ótima opção para suas festas. Experimente!

Nossa colunista e colaboradora Liliam Trigolo, cafeicultora e apaixonada por cafés, hoje nos apresenta uma nova parceira dos Territórios. A chef internacional Patricia Nagamine, que estréia ensinando uma deliciosa e clássica receita Italiana preparada com cafés especiais do Brasil. O famoso Tiramisù. Uma ótima opção para suas festas. Experimente!

Por Lilian Trigolo*

Receita de Natal : Tiramisù com Café Especial

Natal remete gostos, sabores e tradições que resgatam a nossa memória afetiva.

Vamos compartilhar uma receita deliciosa de tiramisù especialmente para os apaixonados por café, o clássico de origem italiana deixará a sua ceia de natal ainda mais especial acompanhado de história, sentimentos e sabores indescritíveis.

E quem nos apresenta essa receita é a chef de cozinha internacional Patrícia Nagamine de São Paulo, que tem a gastronomia enraizada desde a sua infância inspirada pela sua mãe.

A partir desses sabores, afetos e muita dedicação, Patrícia foi atrás de seu sonho através de cursos conceituados na área de gastronomia começando pelo curso de cozinha italiana de duração de 2 meses no Senac em São Paulo, e viajando pela Itália aonde obteve o certificado pela Cooking Class Florence-Italy em cozinha regional e tradicional da região norte da Itália, além do Bases da Gastronomia, Massas Frescas e Massas Secas com o Chef. Francesco Manzotti e Gabriela Pestana, e também Focaccia Pugliese com o Chef. Giuseppe Girundino, fundador da Accademia.

Formada como Cozinheira Chef Internacional pelo Senac em São Paulo, já possui em seu currículo estágio em um dos restaurantes mais respeitados do Brasil , o D.O.M do Chef. Alex Atala, e vem agora se dedicando a um trabalho exclusivo e totalmente personalizado como “Personal Chef” inovando na harmonização de pratos com cores, sabores e texturas recheadas de tradição e muito sabor da culinária italiana.

Vamos compartilhar uma receita tradicional e super especial de tiramisù elaborada com carinho pela competente Chef. Patrícia em um curso que ela fez em Firenze, na Itália.

Mas antes vamos desvendar mais sobre a origem desta sobremesa sensacional de origem italiana que vem ao longo dos últimos séculos sendo compartilhada pelas nossas mães e avós aonde se tem muita habilidade e paixão para a sua preparação.

A palavra Tiramisù significa “pegue-me”, e vem do dialeto de Treviso, “Tireme su”, italianizado em tiramisù na segunda metade do século XX.

Alguns registos históricos indicam que o Tiramisù se originou em Treviso em 1800, outros fatos indicam que uma sobremesa semelhante foi criada em Siena, na província italiana da Toscana, dizem alguns relatos que a receita desta mistura cremosa e saborosa foi através do grão-duque da toscana Cosimo III de’ Medici (1642–1723) que trouxe a receita com ele para Florença, mas o que sabemos de fato é que o Tiramisù nos traz uma harmonia incrível de sensações e sabores!!

Importante ressaltar que o café também faz parte como um dos ingredientes desta receita, portanto dê preferência para um café de qualidade que irá harmonizar perfeitamente com esses contrastes de sabores, o utilizado nesta receita foi o café da marca Flores de Ilicínea do Sul de Minas Gerais, ao qual tenho maior orgulho de ser uma das criadoras ao lado da minha amiga, vizinha de sítio e também cafeicultora Márcia Amaral, um café de 84 pontos do cultivar (variedade) Mundo Novo com notas de doce de leite e maçã madura,  com uma acidez delicada ressaltando sua doçura na xícara.

Feliz Natal!!Buon Natale!!

Receita Tiramisù

Por Patrícia Nagamine

Chef Patrícia Nagamine

(Serve 6 pessoas)

Ingredientes:


4 – Ovos (Temperatura ambiente)
260g – Queijo de Mascarpone
24 und. Biscoitos Savoiardi (Pode ser substituído por biscoito Champagne)
70g  Açúcar Refinado
120g Cacau em pó
240ml Café expresso (Utilizamos na receita o café Flores de Ilicínea)
 
Preparação:


Separe os ovos, misture o açúcar com as gemas e bata com um batedor de arame até ficar cremoso.
Bata as claras em neve (com um batedor) até formar picos suaves. Misture delicadamente o queijo na mistura de gemas, seguido pelas claras em neve.
Espalhe uma camada desta mistura de creme em sua travessa desejada.
Mergulhe os biscoitos no café, um de cada vez, e coloque os biscoitos em camadas sobre a mistura de creme. Polvilhe com cacau em pó. Depois adicione uma camada com creme novamente, seguido por biscoitos e cacau em pó.
Continue esse processo até que todos os ingredientes sejam aproveitados, finalizando com o creme por cima. Polvilhe com uma camada final de cacau em pó.

Adicione as gotas de chocolate (se desejar), leve à geladeira por duas horas e sirva.

O tiramisù dura de 1 a 2 dias, mas não mais do que 2 dias devido ao uso de ovos crus.

Instagram: @liliantrigolo

@marciajpphjuju

@floresdeilicineacafes

@patricia_nagamine_

Fotos: Lilian Trigolo

Texto: Lilian Trigolo

Receita: Patrícia Nagamine

*Lilian Trigolo-Coffee Lover- Cafeicultora, Colunista da Coluna Pausa para o Cafezinho do Blog do Madeira e Jornal Folha de Varginha e uma das criadoras da marca Flores de Ilicínea Cafés Especiais.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments