Caramelo caseiro com mel: para fazer a alegria da criançada - Territórios Gastronômicos

Caramelo caseiro com mel: para fazer a alegria da criançada

Muitos vão relembrar um pouco da infância com esses deliciosos caramelos, e a criançada vai adorar. Experimente fazer! É muito fácil e divertido.

Muitos vão relembrar um pouco da infância com esses deliciosos caramelos, e a criançada vai adorar. Experimente fazer! É muito fácil e divertido.

Caramelo caseiro

Da Série: Doces dos Quintais de Minas Gerais*

Ingredientes:

– 10 litros de leite

– 5 kg de açúcar cristal

– 1 litro de mel

– 10 g de bicarbonato de sódio

– Manteiga para untar

Material

– Papel manteiga para embrulhar

Preparo:

Levar ao fogo médio, em um tacho, o leite, o açúcar e o bicarbonato de sódio. Mexer até virar um doce de leite mole. Pôr o mel e mexer até dar o ponto, que pode ser medido colocando uma pequena porção da massa em um recipiente com água. Caso vire uma balinha, está pronto. Despejar o doce em um tabuleiro untado com manteiga. Quando estiver morno, despejar em uma superfície bem lisa e abrir com um rolo, até ficar com espessura de aproximadamente 1,5 centímetro.

Cortar quadradinhos do tamanho desejado e embrulhar, um a um, em pedaços de papel.



*Receita fornecida por José Rinaldo Nascimento, de Leopoldina para o Projeto Sabores de Minas

(foto: Jair Amaral/EM)
(foto: Jair Amaral/EM)

Guloseima que traz o passado

Quem não sente a infância bater à porta quando se está diante de uma travessa de guloseimas? Dá vontade de se entregar à tentação e deixar de lado qualquer que seja a preocupação. Chegar à casa de José Rinaldo Nascimento Morais, ou Zé Ramiro, é experimentar essa sensação. Morador do distrito de Providência, em Leopoldina, ele produz deliciosos caramelos caseiros que são vendidos em sua padaria e mandados para fora da cidade.

Ele conta que a ideia de fazer os doces surgiu para aproveitar o leite produzido em sua fazenda. A receita é de família, mas com o tempo o mineiro foi dando seu toque pessoal à iguaria. É o caso do mel usado no preparo, como ensina Zé Ramiro: “Pode usar o mel de abelhas, mas quando se faz mais quantidade é melhor usar um mel caseiro, para não açucarar”. Para o mel caseiro, ele usa cinco quilos de açúcar, 30 gramas de ácido cítrico e três litros de água.

Leva tudo ao fogo e mede o ponto usando o velho truque de pôr uma pequena porção da mistura na água e observar se vai formar uma balinha. O mel pode ser armazenado em garrafas e usado sempre que for fazer o caramelo. Tomou nota? Então, se quer se sentir criança, aproveite esta receita que, certamente, vai mexer com o coração.

Mapa dos Territórios Gastronômicos de Minas Gerais: O município de Leopoldina está localizado no Território Mantiqueira/Mata Brejaúba

EA/TG – MANTIQUEIRA/MATA BREJAÚBA

Veja outras receitas dos doces de Minas Gerais

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

All Comments

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Jussara Ferraz

Sou de Leopoldina e meu avô junto com meu pai faziam esses caramelos de mel… foi muita coincidência essa reportagem que me deixou emocionada e saudosa…