Torta de Banana da Tia Mercedes: doces lembranças do Araxá - Territórios Gastronômicos

Torta de Banana da Tia Mercedes: doces lembranças do Araxá

Uma receita que conta um pouco da doce história da terra de Dona Beja. Mestras doceiras com seus tachos e suas mãos de fada formaram ao longo do tempo esta rica identidade cultural gastronômica de Araxá em Minas Gerais.

Uma receita que conta um pouco da doce história da terra de Dona Beja. Mestras doceiras com seus tachos e suas mãos de fada formaram ao longo do tempo esta rica identidade cultural gastronômica de Araxá em Minas Gerais.

Torta de Banana da Tia Mercedes

Da Série: Doces dos Quintais de Minas Gerais*

Ingredientes:

Para o doce de leite

– 5 litros de leite

– 1 kg e 200 g de açúcar cristal

– 1 colher (sopa, não muito cheia) de bicarbonato

Para a torta

– 800 g de doce de leite

– 1 xícara (chá) de leite

– 3 dúzias de banana-prata madura

– 50 g de canela em pó

– 300 g de queijo-de-minas curado, ralado

– 5 claras

– 3 colheres de sopa de açúcar

– Suco de meio limão

Preparo:

O doce

Pôr os ingredientes em uma panela, em fogo alto, e misturar até o açúcar derreter. Deixar a mistura ferver até subir. Desligar o fogo. Colocar um prato de sobremesa limpo mergulhado dentro da panela e ligar o fogo novamente, desta vez no mínimo. O prato impedirá que o doce derrame nas próximas duas horas em que ficará no fogo sem ser mexido. Quando o doce escurecer, retirar o prato e misturar até dar o ponto, obtido quando aparece o fundo da panela.

Rende quatro potes de 600 g cada.

A torta

Cortar as bananas em tiras e frita-las em óleo quente. Reservar. Pôr o doce em uma panela e amolecê-lo com o leite. Para o suspiro, bater as claras em neve com uma pitada de sal. Acrescentar o açúcar e o limão e bater até ficar consistente. Reservar. Iniciar a montagem da torta espalhando, em uma travessa que possa ir ao forno, uma camada de doce de leite, seguida por uma de queijo com canela e uma de banana.

Repetir o processo e finalizar com uma camada de doce leite, queijo e o suspiro. Levar em forno baixo e deixar o tempo necessário para corar o suspiro. Servir quente.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é 20200710161653143714o.jpg

*Receita fornecida por Mercedes Gonçalves de Paiva de Araxá para o Projeto Sabores de Minas

Aconchego perto do céu

Nasci ali, atrás daquele morro”, conta Mercedes Gonçalves de Paiva, ou tia Mercedes, como prefere ser chamada, enquanto aponta para a imensidão verde à sua frente. A simpática anfitriã administra o Restaurante Horizonte Perdido, a 30 quilômetros do Centro de Araxá, que, pelo nome sugestivo, dispensa maiores descrições. Tia Mercedes já viajou pelo mundo, mas garante que não há lugar melhor do que o Brasil.

“Principalmente a nossa culinária”, fala orgulhosa a dona da receita de doce de leite mais famosa da cidade. O segredo para o sucesso está nos ingredientes, todos vindos de sua fazenda, e o preparo em pequenas quantidades. “Se fizer muito, ele talha. Faço um tacho pequeno de cada vez.” O doce de cor escura, graças ao bicarbonato de sódio, é o principal ingrediente de sua torta de banana, outra delícia.

“É uma receita da minha mãe. Há quem venha aqui só para experimentar”. Solteira e sem filhos, tia Mercedes se orgulha dos 72 anos bem vividos e de cada pedacinho do seu horizonte perdido, que, além de ser referência da culinária local, é palco perfeito para a prática do vôo livre. “Trato todos como filhos”, fala, referindo-se carinhosamente às centenas de “voadores” que freqüentam o lugar. Tratamento igual é dado às siriemas que rodeiam o restaurante.

Elas oferecem uma verdadeira sinfonia no cair da tarde. Ao despedir-se, ela certifica-se de ter cativado os visitantes com sua torta servida quentinha. Não se preocupe, tia Mercedes. Todos saem cativados, sim: pelo estômago e pelo coração.

Mapa dos Territórios Gastronômicos de Minas Gerais: O município de Araxá está localizado no Território Cerrado/Araxá

EA/TG – CERRADO/ARAXÁ

Saiba mais sobre os Territórios Gastronômicos de Minas Gerais

Venda do livro: Letramento Editora e Livraria

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments