Aprenda a preparar lâminas de polvilho

A receita de hoje é perfeita para ser servida com patê ou antepasto. Confira o modo de preparo da telha ou lâmina de polvilho.

A receita de hoje é perfeita para ser servida com patê ou antepasto. Confira o modo de preparo da telha ou lâmina de polvilho.

Por Isabel de Andrade*

As lâminas crocantes de polvilho são uma releitura que a professora de Gastronomia Rosilene Campolina fez do biscoito de polvilho da avó. Essa foi a inspiração para que ela criasse a receita que, garante, arranca suspiros. Segundo Rosilene, a massa deve ser preparada cerca de uma hora antes de ser levada ao forno. A lâmina de polvilho ou telha é perfeita para acompanhar patês, pasta de grão de bico, antepasto e ser servida com aquela cervejinha gelada. Confira a receita.

Foto: reprodução site Chef a Chef

Lâminas de polvilho

Ingredientes:
500 g de polvilho doce ou azedo rústico (utilizo o doce)
200 ml de água
200 ml de óleo de soja ou milho
1 colher de (sopa) rasa de sal (10g)
2 colheres de (sopa) de açúcar refinado (20g)
300 ml de leite frio
1 ovo

Para polvilhar: temperos, condimentos e especiarias a gosto como, por exemplo, pimenta e ervas de provence desidratadas, curry, cominho, sementes de gergelim, raspas de limão.

É necessário tapete de teflon/manta de silicone ou Silpat para abrir a massa (e não agarrar ao ser assada).

Modo de preparo:

Misture o polvilho com sal e açúcar. Esquente a água com o óleo e escalde o polvilho.

Amasse bem com as mãos e acrescente o leite aos poucos. E, depois, o ovo. A massa fica mais mole mesmo.

Cubra a tigela com filme plástico e deixe na geladeira por cerca de 1 hora para fermentar.

Espalhe bem a massa com uma espátula sobre a folha de silicone/tapete teflon ou silpat para que fique bem fina. Polvilhe os temperos e especiarias de sua preferência. Coloque a folha com a massa sobre um tabuleiro (nas costas) e leve ao forno preaquecido a 160°C por cerca de 30 minutos ou até ficar levemente dourado e crocante.

Toque de chef:
Se não tiver o silpat ou o tapete teflon/manta de silicone para abrir a massa, abra a mesma sobre as costas do tabuleiro ou forma de pizza untados com óleo. Feito isso, coloque sobre a massa aberta os temperos e especiarias de sua preferência. Se a massa ressecar na hora de assar, pingue um pouco de leite frio, misture bem e continue assando normalmente. Mantenha a temperatura do forno sempre média, a 160°C.

Serviço:
Instagram: @rosilene_campolina
Site: chefachef.com.br

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
2 0
Views:
1522
Article Categories:
Receitas
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments