Lasanha de frango com taioba e queijo minas - Territórios Gastronômicos

Lasanha de frango com taioba e queijo minas

Aprenda esta deliciosa receita de lasanha de taioba, grande sucesso no Guia Sabores de Minas, preparada pelo gourmet Flavio D’Alva Simão, do distrito de Casa Branca em Brumadinho.

Aprenda esta deliciosa receita de lasanha de taioba, grande sucesso no Guia Sabores de Minas, preparada pelo gourmet Flavio D’Alva Simão, do distrito de Casa Branca em Brumadinho.

Lasanha de taioba

Ingredientes:

– 30 lâminas de lasanha de trigo de grão duro, sem ovo

– 500 g de peito de frango, cozido e desfiado

– 4 molhos de taioba

– 500 g de queijo canastra ralado

– Meia ricota com sal

– 60 g de cogumelo chileno seco

– 2 litros de leite desnatado

– 1 copo de vinho branco seco

– 1 xícara (de café) de orégano desidratado

– 1 lata de tomate sem pele

– 2 cebolas

– 4 colheres (de sopa) de amido de milho

– 1 cabeça de alho

– Pimenta-do-reino branca a gosto

– Meia noz-moscada

– Azeite de oliva

– 1 xícara (de café) de farinha de rosca

– 100 g de parmesão ralado

– Cheiro verde e coentro fresco a gosto

– Material: tabuleiro medindo 40 cm x 30 cm, com altura de 6 cm

Modo de Preparo:

Molho de frango: Refogar o peito de frango, cozido e desfiado, com alho, cebola, cheiro verde, coentro, tomate e pimenta-do-reino branca. Sal a gosto.

Pasta de taioba: Refogar a taioba com alho, sal, cebola batidinha e pimenta-do-reino branca. Quando estiver pronta, bater no liqüidificador até virar pasta.

Molho de cogumelos: Picar o cogumelo bem miudinho e refogar com azeite e bastante orégano, alho e pimenta-do-reino branca. Após refogado, adicionar o copo de vinho. Cozinhar mais um pouco e colocar leite desnatado e noz-moscada. Quando levantar fervura, engrossar com amido de milho. Sal a gosto.

Montagem: Untar o tabuleiro com azeite. Colocar a primeira camada de massa, levemente passada em água fervente, para hidratar. A segunda camada é de uma mistura de queijo canastra (80%) e de ricota ralada (20%). A terceira, de massa e a quarta, de molho de frango. A quinta é de massa e a sexta, bem generosa, de pasta de taioba. A sétima novamente de massa e a oitava de molho de cogumelos. A nona camada é de massa, seguindo-se outra de queijo e ricota.

Sobre essa última camada, espalhar um pouco de molho de cogumelos, colocar mais uma camada de massa e finalmente cobrir com molho de cogumelo coado (só o caldo, sem os cogumelos). Misturar farinha de rosca com parmesão e jogar por cima. Levar ao forno pré-aquecido a 180 graus, durante 45 minutos.

Veja Também: Especiarias Casa Branca: um negócio temperado com muito amor e com a memória afetiva de família

* Receita fornecida por Flávio Simão, de Casa Branca, Brumadinho para o Projeto Sabores de Minas

Cozinha com outros olhos

A viagem está chegando ao fim, mas ainda há deliciosas surpresas gastronômicas a caminho. Depois de tantas peripécias e andanças pela Serra da Moeda e arredores, está na hora de pegar mais leve e testar receitas menos calóricas. No bairro Casa Branca, em Brumadinho, o empresário e advogado Flávio d’Alva Simão prepara alimentos sem gordura e cria pratos que fazem uma releitura da culinária mineira.

Não pense que isso atrapalha o paladar ou renega a tradição das Gerais. Pelo contrário, só aprimora. Criativo e verdadeiro gourmet, ele passou a ver o cardápio com outros olhos, desde que implantou quatro pontes safenas. Saudável e disposto diante das trempes, na sua bem-montada cozinha, Flávio usa vários truques no cotidiano, como substituir as gemas pelo colorau, fazer musse de chocolate com biomassa de banana verde e usar o sal light.

“No meu carrinho de compras não entram embutidos, gordura animal e enlatados”, revela. Mas taioba, com toda certeza, entra. Pois é exatamente com essa verdura que o advogado faz a lasanha que encanta os amigos. São várias camadas que incluem, além de generosa pasta de taioba, feita em casa, cogumelos, vinho branco e temperos variados. Depois de pronta, é só saborear, admirar a paisagem e tentar repetir a receita com o mesmo talento.

Mapa dos Territórios Gastronômicos de Minas Gerais: O município de Brumadinho está localizado no Território Central/Entorno

EA/TG – CENTRAL/ENTORNO

Veja outra receita que fez sucesso em Casa Branca no município de Brumadinho

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments