Empadinhas de chocolate: vai resistir?

Uma receita simples de fazer e divertida para agradar a criançada no final de semana. Aproveite!

Uma receita simples de fazer e divertida para agradar a criançada no final de semana. Aproveite!

Empada de chocolate

Da Série: Quintais e Quitandas de Minas Gerais*

Ingredientes:

Para a massa

– 500 g de farinha de trigo

– 150 g de gordura vegetal hidrogenada

– 100 g de manteiga

– 2 ovos

– Chocolate granulado para enfeitar

Para o recheio

– 500 g de chocolate ao leite

– 1 lata de creme de leite

Preparo:

A massa

Misturar os ingredientes, na batedeira ou com as mãos, até formar massa homogênea. O ponto é quando não colar mais nos dedos. Forrar, com a massa, as fôrmas (tamanho médio) e pôr o recheio até encher a empada. Abrir um pedaço de massa e cobrir a forma, apertando as bordas para fechar bem. Pincelar com gemas de ovo, salpicar chocolate granulado e levar ao forno (180 graus), por 30 minutos

O recheio

Ralar o chocolate e misturar ao creme de leite, em banho-maria, para dissolver.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é 20200710171307330429u.jpg

*Receitas fornecidas por Cláudio Antonio Del Fraro, de Caxambu para o Projeto Sabores de Minas

Recheio de inovação

Muita energia para conhecer Caxambu, cidade que tem um magnífico parque das águas, bons hotéis e atrativos para todas as idades. Na mesa farta, há sempre novidades saindo do forno, prontas para receber o visitante ou deixar saudade em quem parte. As empadas feitas por Cláudio Antônio Del Fraro, de 34 anos, têm o poder raro de garantir sustança para muitas horas de caminhada, compras e passeios. Experimente a de chocolate, das bem graúdas, e esqueça do mundo.

É a favorita das crianças e dos adolescentes, conta Cláudio, que vende os produtos na Delfraro Cafés e Empadas, na avenida Camilo Soares, 696, Centro. Se a boca pedir sal, caia matando na empada de carne-seca, invenção mineiríssima, que também é ótima, assim como as de lombo, camarão, palmito e frango. Descendente de italianos, ele aprendeu a fazer a massa-podre com a mãe, a dona Lelé, e deu um toque bem pessoal.

Impossível mesmo é ficar só na primeira. Para compensar as calorias a mais, o jeito, então, é bater perna pela cidade e conhecer os pontos interessantes.

Mapa dos Territórios Gastronômicos de Minas Gerais: O município de Caxambu está localizado no Território Mantiqueira/Sul Suíça

EA/TG – MANTIQUEIRA/SUL SUÍÇA

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.