Broa de fubá com melado: receitas que preservam a história em Minas Gerais

Mais uma receita histórica passada de mãe para filha há gerações. Esta broa de fubá nos remete aos costumes antigos com toda sua simplicidade e rusticidade.Experimente!

Mais uma receita histórica passada de mãe para filha há gerações. Esta broa de fubá nos remete aos costumes antigos com toda sua simplicidade e rusticidade.Experimente!

Broa de fubá com melado

Da Série: Quintais e Quitandas de Minas Gerais*

Ingredientes:

– 500 ml de melado

-1 kg de fubá de moinho d’água:

– 1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio

– 500 ml de soro de queijo (obtido durante o preparo do queijo)

– 1 pitada de sal

– Cravo da índia a gosto

– 2 colheres (sopa) de banha

– Óleo para untar

Preparo:

Misturar todos os ingredientes, deixando o soro por último.

Mexer até que a massa fique homogênea.

Untar uma assadeira com óleo e despejar a mistura.

Levar ao forno alto e retirar assim que estiver dourado.

(foto: Renato Weil/EM)

*Receita de Maria Helena Rosa, de Materlândia para o Projeto Sabores de Minas

(foto: Renato Weil/EM)
(foto: Renato Weil/EM)

À moda antiga

O bom aroma dos fornos nos leva a Materlândia, a 298 quilômetros de BH, no Vale do Rio Doce. Com cerca de 6 mil habitantes, o município tem parte de sua economia e cultura ligada à zona rural. E é de lá que vêm os expositores da feira, que ocorre todas as sextas, pela manhã, na praça central da cidade. Verduras, frutas e deliciosas quitandas e doces são algumas das delícias vendidas nas barracas. A maioria segue, à risca e há muitas gerações, o modo de preparo tradicional das fazendas.

Uma das receitas resgatadas de tempos antigos é a broa de fubá com melado preparada por Maria Helena Ferreira Rosa, que recebeu a receita da mãe, com outros ensinamentos que a acompanham desde a infância. “Desde os 11 anos ajudava a torrar café”, conta. Vendedora na feira há um mês, Maria resolveu pôr a mão na massa por causa de uma dificuldade financeira pela qual passou. Hoje, a atividade ganhou um gosto que vai além do comercial.

“Comprei uma cama para os meus filhos e fiquei endividada. Comecei a fazer os produtos e agora, além de ganhar algum dinheiro, me divirto e me distraio. É muito bom.” Mas bom mesmo é uma fatia generosa da broa escurinha, que, a cada mordida, arranca suspiros.

Mapa dos Territórios Gastronômicos de Minas Gerais: O município de Materlândia está localizado no Território dos Rios/Rio Doce

EA/TG – RIOS/RIO DOCE

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.