Peixes da Amazônia: Pirarucu na brasa - Territórios Gastronômicos

Peixes da Amazônia: Pirarucu na brasa

O mestre churrasqueiro José Almiro, apresenta novas receitas de peixes da Amazônia e dicas para assá-los na brasa . Então, para churrasquear no período mais quente do ano, que tal optar por um peixe? Confira a seguir o passo a passo de algumas receitas da Expedição Amazônia. Hoje é dia de Pirarucu.

O mestre churrasqueiro José Almiro, apresenta novas receitas de peixes da Amazônia e dicas para assá-los na brasa . Então, para churrasquear no período mais quente do ano, que tal optar por um peixe? Confira a seguir o passo a passo de algumas receitas da Expedição Amazônia. Hoje é dia de Pirarucu.

Bacalhau da Amazônia: Pirarucu na brasa

O Territórios Gastronômicos apresenta a partir de hoje a “Expedição Amazônia”, um especial de quatro episódios em que o mestre churrasqueiro e apresentador José Almiro foi desbravar pela primeira vez os rios e conhecer mais da cultura e espécies dos peixes brasileiros. Nessa aventura divertida com muita pescaria, José Almiro também assou um Pirarucu, o maior peixe de escama de água doce do mundo, conhecido como “o bacalhau da Amazônia”, pescou o seu primeiro Tucunaré, preparou uma caldeirada de peixe e um piau defumado na churrasqueira.

Dicas do Mestre para assar peixes

1. Os peixes possuem características distintas, mas a maioria tem a carne bem delicada, e deve ser feita de maneira que ao virá-lo não se desmanche. Existem grelhas específicas para prender o peixe e poder virar manualmente, evitando quebrá-lo. Na churrasqueira, opte por peixes mais gordos, já que na grelha o peixe desidrata.

2. Pode usar os mesmos temperos que utilizaria para fazer no forno: azeite, pimenta-do-reino, sal, limão e ervas.

3. Colocar o peixe no braseiro médio, 40 cm da brasa ou mais. Um calor muito intenso pode queimar por fora e não assar por dentro.

4. O peixe deve ficar aberto na churrasqueira, pois papel alumínio gruda, e assim, pegará o gosto delicioso de fumaça do churrasco.

5. O tempo do peixe na churrasqueira vai depender do tamanho do peixe (inteiro ou filé), mas no geral, peixe é uma carne que assa rápido.

Receita- Lombo de pirarucu assado

Tempo de preparo: 40 min

Rendimento: 10 porções

Execução: Fácil

Ingredientes:

2 kg de lombo de Pirarucu

Farinha de Uarini (ou de mandioca)

Sal de Parrilla

Manteiga derretida

Pimenta-do-reino

Azeite

Modo de preparo:

– Corte em duas partes o lombo para tirar o couro. Retire a parte escura na ponta pois ela tem um gosto mais forte. Com essas tiras é possível empanar e fritar. Coloque o lombo numa travessa.

– Misture o sal de parrilla com a manteiga e pincele no lombo nos dois lados. Pode assar a peça inteira ou cortar em filé (tipo borboleta) com 2cm de espessura. Salpique mais um pouco de sal e finalize com a pimenta-do-reino.

– Leve para a churrasqueira braseiro médio, mais ou menos 30 minutos.

– Retire da grelha, passe um fio de azeite, e sirva com a farinha de Uarini.

Vídeo da receita: https://youtu.be/TaM4DLqXDkg

Veja mais receitas do mestre churrasqueiro José Almiro

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
0 0
Views:
2576
Article Categories:
Receitas
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments