Mini biscoito de queijo: o melhor parceiro para o café de todo dia - Territórios Gastronômicos

Mini biscoito de queijo: o melhor parceiro para o café de todo dia

Café com biscoito no café da manhã, na reunião na empresa, no lanchinho da tarde ou em qualquer situação. É uma dupla insuperável. Experimente fazer essa receita, simples e deliciosamente fácil. Aproveite!

Café com biscoito no café da manhã, na reunião na empresa, no lanchinho da tarde ou em qualquer situação. É uma dupla insuperável. Experimente fazer essa receita, simples e deliciosamente fácil. Aproveite!

Veja outra receita de biscoito para fazer par com o cafezinho: Biscoito de vidro

Mini biscoito de queijo

Da Série: Quintais e Quitandas de Minas Gerais*

Ingredientes:

– 1 kg de polvilho doce

– 400 g de manteiga

– 1 prato de queijo-de-minas curado, ralado, ou aproximadamente 250 g

– 4 ovos

– Sal a gosto

– 2 xícaras (chá) de leite

Preparo:

Misturar os ingredientes, sendo que o leite deve ser colocado por último, aos poucos, até que a massa fique homogênea e no ponto de enrolar.

Fazer rosquinhas com a massa e levar para assar em tabuleiro untado, em forno aquecido a 200 graus.

Retirar quando começarem a dourar.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é 20200710155455150180e.jpg



*Receita fornecida por Luci de Nogueira Gonçalves, de Carmo do Cajuru para o Projeto Sabores de Minas

Herança que alimenta

De origem africana, a palavra quitanda já foi usada para denominar o tabuleiro em que eram colocadas as iguarias que seriam vendidas nas ruas. Ao longo do tempo, o termo acabou sendo usado como referência aos próprios produtos, preparados a partir de uma infinidade de ingredientes. Em Minas, as quitandas, mais que alimentar, parecem ter o incrível poder de aproximar as pessoas. Quer coisa mais mineira do que receber uma visita com cafezinho passado na hora e biscoitos, roscas, broas e pães de queijo?

Em Carmo do Cajuru, a 125 quilômetros de BH, a quitandeira Luci de Nogueira Gonçalves conhece bem esse traço da mineiridade. Logo que os viajantes chegam à sua casa, saquinhos de biscoitos de queijo por ela preparados são abertos e dispostos em travessas. Como manda a tradição, as receitas são herança da mãe, com quem aprendeu as primeiras lições ainda menina. Há 20 anos, a mineira vive do ofício e orgulha-se da boa fama cultivada na cidade.

Luci divide o trabalho com a filha Natalina, para quem ensinou os segredos do tão procurado ponto da massa. “A receita é fácil, mas depende da mão. Quando Natalina era mais nova, eu nem a deixava mexer, mas agora ela já sabe”, conta. Uma história que se repete, para deleite das futuras gerações.

Mapa dos Territórios Gastronômicos de Minas Gerais: O município de Carmo do Cajuru está localizado no Território Cerrado/Centro Oeste

EA/TG – CERRADO/CENTRO OESTE

Saiba mais sobre os Territórios Gastronômicos de Minas Gerais

Continua depois da publicidade

Venda do livro: Letramento Editora e Livraria

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments