Biscoitos de vinho: delícias das montanhas do leste de Minas - Territórios Gastronômicos

Biscoitos de vinho: delícias das montanhas do leste de Minas

Aprenda esta receita histórica da região do leste de Minas Gerais. De origem espanhola ou quem sabe italiana, essa deliciosa quitanda é sucesso por aqui em Espera Feliz, nas Montanhas do Leste do estado.

Aprenda esta receita histórica da região do leste de Minas Gerais. De origem espanhola ou quem sabe italiana, essa deliciosa quitanda é sucesso por aqui em Espera Feliz, nas Montanhas do Leste do estado.

Veja também: Nhoque doce – Biscoitinhos de coco irresistíveis

Biscoito de vinho

Da Série: Quintais e Quitandas de Minas Gerais*

Ingredientes:

– 1 xícara (chá) de gordura de porco derretida

– 2 xícaras (chá) de vinho tinto, suave

– 1 kg de farinha de trigo

– 1 xícara (chá) de vinho tinto, suave (para o acabamento)

– 1 kg de açúcar refinado (para o acabamento)

Modo de Preparo:

Misturar a gordura, o vinho e a farinha, até obter massa lisa e homogênea, semelhante à de pastel. Abrir numa superfície com rolo, com meio centímetro de altura, e cortar em tiras com 10cm de comprimento e 5cm de largura. Modelar o biscoito, fazendo um anel com cada retângulo, apertando bem na emenda, para não soltar. Virar apenas uma das extremidades, como aba de um chapéu. Fritar em gordura quente, colocando a aba para baixo, na frigideira.

Fritar toda a massa e deixar no papel-toalha para retirar o excesso de gordura. Deixar esfriar bem, mergulhar rapidamente cada um no vinho e passar no açúcar. Rende 50 biscoitos.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é 20200710190259649097u.JPG

*Receita fornecida por Shirley de Souza Rubio, de Espera Feliz para o Projeto Sabores de Minas

Tesouro tinto

Outras belas surpresas aguardam os viajantes em Espera Feliz, e uma das mais gratas é o biscoito de vinho feito por Shirley de Souza Rubio, de 70 anos, mãe de oito filhos e com 25 netos e três bisnetos. Alegre e comunicativa, ela aprendeu com a família do marido, que descendia de espanhóis, o preparo de um inigualável biscoito de vinho. “Em todas as nossas festas, o biscoito não pode faltar”, afirma a dona-de-casa, que dá o toque mineiro à quitanda, com a legítima gordura de porco.

“Se fizer com óleo vegetal, não dá certo”, recomenda. Então, é melhor seguir as orientações, pois ela aprendeu a receita ainda criança, já que convivia, desde cedo, com a família do marido. Na cozinha, dona Shirley, sem o menor sinal de estresse, ensina o passo-a-passo da quitanda, que exige muita atenção para ficar correta. Ao ficar pronta, a massa deve ter uma das laterais virada, como se formasse a aba de um chapéu.

O acabamento também merece cuidado especial. Depois de fritos, os biscoitos são passados rapidamente no vinho e no açúcar, ganhando um aspecto avermelhado. Para conservar, não há problemas. “Quando éramos crianças, os biscoitos ficavam guardados nas latas de 20 litros por até 30 dias, sem estragar”, recorda-se dona Shirley, que se vale mais uma vez da experiência: “Só as quitandas que levam leite e ovos não conservam muito bem”.

As horas passam e todos se esbaldam com os biscoitos de vinho, uma jóia preciosa que dispensa acompanhamentos.

Mapa dos Territórios Gastronômicos de Minas Gerais: O município de Espera Feliz está localizado no Território Mantiqueira/Montanhas do Leste

EA/TG – MANTIQUEIRA/MONTANHAS DO LESTE

Veja outra receita dessa região de Minas Gerais

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments