O doce de mamão cristalizado de Cora Coralina - Territórios Gastronômicos

O doce de mamão cristalizado de Cora Coralina

Famosa como poeta e doceira, a goiana Cora Coralina deixou um grande legado para a literatura e para a culinária. Conheça uma das receitas preparadas por ela.

Famosa como poeta e doceira, a goiana Cora Coralina deixou um grande legado para a literatura e para a culinária. Conheça uma das receitas preparadas por ela.

Por Isabel de Andrade*

Cora Coralina é uma das personagens mais carinhosas e simpáticas que a literatura nacional já teve. A autora colocou o estado de Goiás em evidência. Cora conquistou a admiração do escritor mineiro de Itabira Carlos Drummond de Andrade, que elogiou por cartas sua escrita, o que despertou a atenção da crítica e do público.

Cora se destacou como poeta e doceira. Um de seus legados é o doce de mamão cristalizado, receita compartilhada pela chef e professora de Gastronomia Rosilene Campolina no portal Chef a Chef.

Veja também: Doce de mamão com coco e queijo

Doce de mamão cristalizado

Ingredientes:
1 mamão de 2 quilos
1 colher (sopa) de bicarbonato ou cal virgem
1 quilo de açúcar cristal

Modo de preparo:

Mamão de qualquer tamanho, vermelho, quase maduro, super firme.

Descasque o mamão, retire as sementes e corte em pedaços. Coloque os pedaços em água com bicarbonato ou cal virgem de construção, uma colher de sopa para cada mamão médio.

Depois de uma hora lave pedaços em água pura. Prepare, à parte, calda em ponto de espelho, quantidade suficiente para cobrir os pedaços.

Antes de colocar os pedaços de mamão na calda, faça furos com o garfo para que a calda penetre durante o cozimento.

Quando ela estiver no ponto, coloque os pedaços de mamão e, em fogo lento, espere até que fiquem macios. O tempo de cozimento é de 3 a 4 horas.

Deixe dormir na calda, apurando-os no dia seguinte. Com o auxílio de uma colher de pau ou escumadeira, coloque para escorrer em peneira de taquara.

Enquanto isso, apure bem a calda restante, até que comece a açucarar. Depois de escorridos, passe os pedaços de mamão na calda apurada para que fiquem glacerizados. Acabe de secá-los ao sol.

Nota: O bicarbonato ou cal servem para deixar os frutos durinhos por fora e macios por dentro.

Dica: Se quiser uma apresentação mais simples, você pode levar a calda ao fogo, deixando apurar em ponto de calda firme, enquanto os pedaços já cozidos escorrem. Acrescente o mamão, deixe ferver por mais ou menos 10 minutos, coloque em uma compoteira e sirva frio.

Serviço:
Site: chefachef.com.br

Veja também:

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments