Bolinho frito de mandioca e queijo minas: simplesmente delicioso - Territórios Gastronômicos

Bolinho frito de mandioca e queijo minas: simplesmente delicioso

Esqueça que a gula é um pecado, pratique a receita de bolinho de mandioca com queijo minas, e deguste sem moderação essa friturinha deliciosa. De preferência harmonizando com uma cerveja gelada ou com aquela maravilhosa cachacinha de Minas.

Esqueça que a gula é um pecado, pratique a receita de bolinho de mandioca com queijo minas, e deguste sem moderação essa friturinha deliciosa. De preferência harmonizando com uma cerveja gelada ou com aquela maravilhosa cachacinha de Minas.

Essa receita irresistível vem de Tiradentes, e faz o maior sucesso entre os milhares de turistas que visitam a região. Aprenda a preparar os famosos bolinhos de mandioca do restaurante Pau de Angu e aproveite!

Bolinho de mandioca com queijo minas

Da série: Quintais e Quitandas de Minas Gerais

Ingredientes:

– 1 kg de mandioca cozida e moída

– 500 g de queijo-de-minas meia cura ralado

– Sal, cheiro-verde e pimenta-malagueta a gosto

– 5 ovos

– 100 g de farinha de trigo

– Óleo para fritar

– Farinha de rosca para empanar

Preparo:

Amassar os ingredientes, exceto a farinha de rosca e o óleo, até obter massa homogênea e no ponto de enrolar.

Fazer bolinhas de aproximadamente três centímetros de diâmetro, passar na farinha de rosca e fritar em óleo quente, suficiente para cobrir.

(foto: Marcos Michelin)

*Receita fornecida por Leonídia de Jesus Bezerra, de Tiradentes para o Projeto Sabores de Minas

(foto: Marcos Michelin)
(foto: Marcos Michelin)

Estradas do paladar

O charme e a magia de Tiradentes se repetem nas cidades e lugarejos vizinhos. Por isso, reserve ao menos um dia para conhecer os arredores da cidade histórica. Não se arrependerá. Bichinho, distrito de Prados, a sete quilômetros de Tiradentes, é um lugarzinho encantador e colorido por uma diversidade de artesanatos típicos. E na ida ou na volta do passeio, pare no Restaurante Pau de Angu, aos pés da Serra de São José, em meio a uma paisagem bucólica e exuberante.

A casa serve o melhor da cozinha mineira e conquista pelos detalhes. A começar pelo fogão a lenha. A cozinha praticamente aberta permite que o espetáculo de preparo da comida seja apreciado das mesas. Dependuradas em um suporte no fogão, prontas para serem defumadas, estão as linguiças produzidas na casa, livres de conservantes e com fama espalhada pelos quatro cantos. Além da linguiça, os doces são feitos ali.

É de fazer salivar a cena da cozinheira mexendo tachos e tirando dali cocada com maracujá, doce de abóbora, goiabada, doce de leite e tantas outras preciosidades. No comando do restaurante e das panelas está a capixaba, mas mineira de coração, Leonídia de Jesus Bezerra, boa de fogão e de prosa. Enquanto a conversa se desenrola, ela não deixa a visita com as mãos vazias e oferece uma porção de bolinhos de mandioca para beliscar.

Uma especialidade daquelas que o paladar não se contenta apenas com um.

Mapa dos Territórios Gastronômicos de Minas Gerais: O município de Tiradentes está localizado no Território Mantiqueira/Centro Sul

EA/TG – MANTIQUEIRA/CENTRO SUL

Veja outras receitas de bolinhos fritos

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments