Croquetes de carne: bonitos por fora, suculentos e saborosos por dentro - Territórios Gastronômicos

Croquetes de carne: bonitos por fora, suculentos e saborosos por dentro

Assim descrevemos essa deliciosa receita. Fritos na hora, sequinhos, bem temperados, suculentos, bonitos por fora e saborosos por dentro. Os croquetes de carne da Cátia de São Lourenço. Confira!

Assim descrevemos essa deliciosa receita. Fritos na hora, sequinhos, bem temperados, suculentos, bonitos por fora e saborosos por dentro. Os croquetes de carne da Cátia de São Lourenço. Confira!

Veja também: caipirinha e bolinho de aipim do bar do Paulão em Caxambu

Croquetes de Carne

Da Série: Petiscos dos Botecos de Minas Gerais*

Ingredientes:

– 2 kg de carne bovina cortada em cubos (alcatra ou patinho)

– Tempero caseiro (alho e sal) a gostoContinua depois da publicidade

– 200 g de bacon picado em pedaços grandes

– 1 copo (tipo americano), mais 3 colheres (sopa) de óleo, mais o suficiente para fritar os croquetes

– 4 tabletes de caldo de carne ou bacon

– 1 kg de farinha de mandioca torrada

– Ovo batido e farinha de pão para empanar

Preparo:

Em uma panela de pressão, aquecer 3 colheres (sopa) de óleo e refogar o tempero, o bacon e a carne. Quando começar a dourar, cobrir com água até o pino da panela e tapar. Cozinhar por 30 minutos depois que a panela começar a chiar. Retirar a carne e o bacon e reservar o caldo. Quando a carne estiver fria, passar pelo moedor. Em uma panela grande, aquecer 1 copo de óleo, tempero e os tabletes de caldo.

Pôr 13 copos do caldo do cozimento e, quando começar a ferver, acrescentar a farinha aos poucos. Caso o caldo não seja suficiente para completar a quantidade, pôr água. Mexer em fogo baixo até que a mistura solte do fundo da panela, virando uma massa bem consistente, que dê para pegar com as mãos. Ainda no fogo, pôr a carne moída e continuar mexendo, até que a mistura fique homogênea e em ponto de enrolar.

Provar o sal e acertar, se necessário. Retirar do fogo e, com a massa ainda quente, enrolar os croquetes, no tamanho desejado. Para fritar, passar no ovo batido e na farinha de rosca. Fritar em óleo quente, suficiente para cobrir, mexendo com uma escumadeira para não agarrar no fundo da panela ou estourar.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é 20200710182613580763a.jpg

*Receita fornecida por Cátia Cilene Santos Pereira, de São Lourenço para o Projeto Sabores de Minas

(foto: Juarez Rodrigues/EM)
(foto: Juarez Rodrigues/EM)

Talento que tempera

Fritos na hora, sequinhos, bem temperados, suculentos, bonitos por fora e saborosos por dentro. Não é fácil resistir a um salgadinho bem feito. Sejam vendidas em bares, padarias ou lanchonetes, essas atrações clássicas da nossa culinária sempre aparecem para matar aquela fome repentina. Em São Lourenço, as vitrines de boa parte dos estabelecimentos têm como estrelas as criações de Cátia Cilene Santos, uma mineira que economiza nas palavras, mas esbanja nos dotes de forno e fogão.

Natural da cidade, Cátia sempre ganhou a vida com as panelas. O aperfeiçoamento de seu dom começou na cozinha de uma pastelaria e ganhou mais brilho na época em que trabalhou para o presídio do município. “Preparava 500 refeições ao dia. Ainda não tinha muita prática, aprendi na marra.” O antigo ofício levou à abertura de negócio próprio, com o preparo de salgados que encantam logo à primeira vista.

A rotina de Cátia começa às 4h, quando vai para o fogão fritar as encomendas, preparadas na véspera. E só termina ao fim do dia, depois de várias sessões de amassar, enrolar e rechear. A labuta, contudo, não é motivo de reclamações. Quietinha em seu fogão, Cátia sente-se feliz por fazer aquilo de que gosta e que lhe ajuda a sustentar os três filhos. Como prova de seu dom, ela apresenta o bem recomendado croquete de carne, que merece bis a cada mordida.

Mapa dos Territórios Gastronômicos de Minas Gerais: O município de São Lourenço está localizado no Território Mantiqueira/Sul Suíça
EA/TG – MANTIQUEIRA/SUL SUÍÇA

Veja também: Aprenda a preparar deliciosos bolinhos fritos

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments