Como preparar iogurte grego em casa - Territórios Gastronômicos

Como preparar iogurte grego em casa

Aprenda com o chef Rogério Duarte a fazer o seu iogurte grego.

Aprenda com o chef Rogério Duarte a fazer o seu iogurte grego.

Por Isabel de Andrade*

O iogurte grego é famoso pela consistência mais firme. E, vamos combinar, é uma delícia, não é verdade? Se você quer fugir dos produtos industrializados, teste a receita e prepare o iogurte grego em casa. Quem ensina é o chef Rogério Duarte.

O iogurte pode ser acompanhado, por exemplo, de esferas de kiwi, pitaya, castanhas e mel. “Você pode variar as frutas da sua preferência ou utilizar as que tiver em casa”, indica o chef.

O iogurte pode ser usado também para preparos salgados com azeite, limão, ervas, sal e pimenta do reino a gosto. “Em todas as versões, fica delicioso”, diz Rogério.

Iogurte grego

Ingredientes:
2 litros de leite integral (use o de saquinho)
1 copo de 170g de iogurte integral natural
1 panela grande
1 tigela grande
1 peneira grande
1 pano de prato limpo

Modo de preparo:

Em uma panela, coloque o leite para aquecer até que fique em ponto de fervura, mas sem ferver. Desligue o fogo e deixe esfriar até que fique morno. Quando você colocar o dedo dentro do leite e conseguir ficar com ele por 10 segundos tá no ponto.

Já pode adicionar o iogurte e misturar bem.

Transfira para uma tigela, cubra com plástico filme e embrulhe em uma toalha bem quentinha para que ajude a fermentar mais rápido.

Deixe no forno desligado por 10 horas para fazer a fermentação.

Transfira tudo para uma peneira com um pano de prato limpo e deixe sorar por, no mínimo, 2 horas para um iogurte grego cremoso como os do mercado. Se quiser extra cremoso, deixe sorar por 4 horas. Esse processo pode ser feito com ele na geladeira mesmo, não precisa deixar fora ou no forno.

Depois de pronto você pode comer como está, adoçar, bater com frutas, ou preparar molhos salgados ou cítricos para acompanhar saladas, carnes e pães. É sensacional!

Serviço:
Instagram: @rogerioantonioduarte_
YouTube: Chef Rogério Duarte

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments